Estão abertas as inscrições para 8ª edição do Prêmio Santander Ciência e Inovação. Uma das novidades é que cada um dos 12 finalistas recebem uma bolsa do programa de mobilidade internacional Ibero-Americanas, no valor equivalente a 5.000 euros, para estudar durante um período de até 6 meses em um dos países participantes: Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, México, Uruguai, Peru, Porto Rico e Portugal. A bolsa de estudos é destinada para cobrir todas as despesas com hospedagem, alimentação, transporte e outras necessidades durante o período.

O Prêmio Santander de Ciência e Inovação reconhece pesquisadores-doutores com pesquisas científicas nas categorias: Indústria; Tecnologia da Comunicação, da Informação e da Educação; Biotecnologia; e Saúde. O vencedor de cada categoria recebe o valor de R$ 50 mil, sem a obrigatoriedade de vincular o uso do prêmio à execução do projeto. Trata-se de um reconhecimento à contribuição do cientista para o desenvolvimento da pesquisa brasileira. A avaliação e o julgamento dos projetos são realizados por uma comissão de pesquisadores ligados a instituições científicas, sob a coordenação da Academia Brasileira de Ciências (ABC), parceira do Santander Universidades.

Para Jamil Hannouche, diretor geral do Santander Universidades Brasil, essas iniciativas ajudam a transferir conhecimento e tecnologia do campus para a sociedade. “É gratificante chegar à 8ª edição com números tão expressivos e projetos tão qualificados. Fazer parte da vida acadêmica do País continua sendo nosso permanente desafio, pois os Prêmios Santander Universidades consolidam-se como a maior premiação brasileira do gênero. O crescimento que conquistamos nos últimos anos é fruto do empenho e dedicação de todos os parceiros: Academia Brasileira de Ciências, Babson College, Editora Abril, Endeavor, Fundação Dom Cabral e Unisol”, afirma o executivo.

Todos os inscritos, de todas as premiações, podem realizar um curso on-line de Empreendedorismo exclusivo da Babson College, instituição norte-americana, que é referência mundial no tema. O curso proporciona aos participantes uma formação básica, com certificação em empreendedorismo voltado à criação de novas empresas.

Os vencedores dos Prêmios Santander Universidades 2012 serão conhecidos no dia 26 de novembro, em cerimônia a ser realizada em São Paulo. Inscrições e mais informações no site www.santander.com.br/universidades.