O tema “Science for Global Sustainable Development” foi o acordado durante a primeira reunião do Comitê Executivo do Fórum Mundial de Ciência 2013, que será realizado no Rio de Janeiro. O encontro, que aconteceu nos dias 12 e 13 de junho, também serviu para definir os assuntos das sessões plenárias e a agenda.

Entre os representantes de diversas instituições renomadas, compareceram o presidente Jacob Palis; a presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Bonciani Nader; o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I), Marco Antonio Raupp; o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Glauco Arbix; o diretor da ABC Luiz Davidovich; o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães; o chefe de gabinete da ABC, Fernando Carlos Azeredo Verissimo; a assistente de projetos da ABC, Fernanda Wolter; a assessora de projetos da ABC, Gabriella Mello; a diretora-geral assistente para as Ciências Naturais da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Profª Gretchen Kalonji; a diretora da Divisão de Políticas Científicas da Unesco, Profª Lidia Brito; o presidente da Academia Húngara de Ciências, Prof. József Pálinkás; o presidente do Conselho Internacional para a Ciência (ICSU), Prof. Yuan-Tseh Lee, entre outros.

Em relação aos principais tópicos que deverão ser abordados no programa, os presentes sustentaram a necessidade de interligar os temas sugeridos, envolvendo questões de políticas científicas, saúde, ciência básica e de engenharia a fim de promover sessões mais dinâmicas e interativas, bem como conclusões mais integradas. As seis principais plenárias abordarão as seguintes questões:

• Desigualdades como barreiras para a sustentabilidade global;
• Políticas científicas e governança: inventando o futuro;
• Integridade científica;
• Ciência para recursos naturais (para explorar e utilizar os recursos naturais de forma sustentável);
• Ciência e educação em Engenharia;
• As funções fundamentais da ciência em inovação

Em seu discurso, o ministro Marco Antonio Raupp reafirmou o compromisso do governo brasileiro junto à pasta de C,T&I em dar todo o suporte necessário à realização do fórum. “Em conjunto com a ABC e a SBPC tenho certeza que começaremos a trabalhar na organização de um evento que será bem-sucedido”. O Acadêmico Jorge Guimarães, representando o Ministério da Educação, reforçou a posição do MC,T&I, reiterando seu apoio a esse grande evento.

A cada dois anos, a reunião é realizada pela Academia de Ciências da Hungria na capital do país natal, Budapeste, reunindo cientistas de todas as partes do mundo e mobilizando a sociedade, sendo esta a primeira vez que o Fórum acontecerá em outro país. “Ciência e tecnologia são a base para se construir um consenso, o qual procuramos durante a Rio+20. Estou confiante de que haverá progressos substanciais no sentido de assegurar o desenvolvimento das nações com justiça social e econômica e de uma forma sustentável”, complementou Raupp.