O Acadêmico Edmundo de Souza e Silva foi eleito, durante Assembleia Geral Extraordinária no dia 14 de junho, Membro Titular da Academia Nacional de Engenharia (ANE). A Sessão Solene de Posse ainda não tem data marcada, mas o professor foi convidado para uma reunião de boas vindas e apresentação da Academia no dia 5 de julho.
De acordo com o presidente da ANE, Paulo Augusto Vivacqua, é uma grande satisfação comunicar a nomeação do engenheiro como Membro Titular da instituição: “Reconhecemos suas elevadas qualificações como um dos mais destacados engenheiros de nosso país”.
Edmundo de Souza e Silva é graduado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), onde também adquiriu o título de mestre, com especialidade em Arquitetura de Sistemas de Computação. Completou o doutorado em Ciências da Computação pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, mesma instituição em que fez o segundo pós-doutorado – o primeiro ele concluiu no Watson Research Center, no mesmo país.
Atualmente Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Silva já foi professor visitante de instituições na França, China, Itália e Estados Unidos. Ganhou diversos prêmios e títulos, entre eles o Voto de Louvor da Coppe/UFRJ e a Classe de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico pela Presidência da República. Em 2008, tornou-se Membro Titular da ABC.
A ANE busca promover debates e estimular a geração de ideias, de políticas e de soluções relacionadas com grandes e complexas questões da engenharia, ciência e tecnologia afins, colocando-se como fonte independente de aconselhamento, à disposição do governo, da sociedade e da indústria. Pretende também gerar a preservação da memória da engenharia nacional e, através da eleição para seu quadro de Membros Titulares, homenageia e reconhece grandes talentos da profissão, exemplos e fonte de inspiração para as futuras gerações.