O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães, recebeu das mãos do embaixador da França no Brasil, Yves Saint-Geours, a condecoração honorífica da Ordem Nacional do Mérito Francesa. A homenagem aconteceu na Embaixada da França, em Brasília, no dia 16 de maio.
Durante a entrega, foi ressaltada a trajetória de cooperação técnica e científica entre Brasil e França, países que mantêm densas e estabelecidas relações desde 1940. “Com certeza, a Capes é, dentre as muitas instituições brasileiras que aumentam e enriquecem as relações com a França, aquela que representa a atividade mais estratégica: a formação de profissionais de alto nível e a participação na formação das elites intelectuais e científicas brasileiras”, disse o embaixador francês. Em seguida, o presidente da Capes agradeceu ao governo deste país pela concessão da condecoração como comendador da Ordem Nacional do Mérito. “É uma honrosa forma de reconhecimento à longa trajetória da Capes na cooperação com a França.”
Guimarães destacou programas estabelecidos entre a França e a fundação, além de candidaturas individuais para doutorado, pós-doutorado e estágio sênior. “Nestes oito programas, foram financiados, em 2011, 1.725 bolsistas. As publicações de pesquisadores brasileiros em conjunto com cientistas franceses também tiveram destaque: saltaram de algumas poucas dezenas, nos anos 70, para mais de 5 mil artigos conjuntos nos últimos três anos. Isso significa que as cooperações com a França estão gerando resultados.”
Yves Saint-Geours lembrou que a França e os Estados Unidos são os países estrangeiros que têm hoje o maior número de estudantes brasileiros. “É o primeiro se considerar unicamente os estudantes bolsistas do Governo Federal (Capes e CNPq).” Além de citar os demais programas, destacou o Ciência sem Fronteiras, com o qual o Brasil investe ainda mais no futuro de potência científica e tecnológica. “A França é um dos principais destinos dos bolsistas brasileiros nos próximos anos. Nos comprometemos a acolher, até 2015, 10 mil bolsistas de graduação e está sendo negociado o recebimento também, no âmbito do CsF, de 2.500 bolsistas a nível de doutorado.”
O embaixador também ressaltou que o desenvolvimento dos países passa cada vez mais pela formação de redes científicas e tecnológicas. “Os estudantes brasileiros vão ser matriculados principalmente em nossos cursos de ciências exatas e nas nossas escolas de engenharias, disciplinas essenciais para o desenvolvimento econômico e do país. Assim, por meio dessa cooperação, trabalhamos juntos em prol da internacionalização das nossas economias.”
Condecoração
A Ordem Nacional do Mérito é uma condecoração honorífica francesa constituída em 3 de dezembro de 1963 pelo então Presidente Charles de Gaulle. Sua criação teve como objetivo substituir as inúmeras honrarias cedidas pelos ministros anteriores e estabelecer um ordem inferior à Legião de Honra. Tanto franceses como estrangeiros (civis e militares) podem ser agraciados com esta ordem. O presidente da república francesa é o grão-mestre da ordem e, como tal, aponta aqueles que devem recebe-la. Além disso, todos os primeiro-ministros do país são agraciados com a Ordem do Mérito após seis meses de serviços à nação.
Acesse o discurso do presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, na íntegra: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/diversos/DiscursoJG-EmbFra_2012.pdf.
Acesse o discurso do embaixador da França, Yves Saint-Geours, na íntegra: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/diversos/ONMPresidentCAPES.pdf.