O Projeto de Resolução Nº 639/2012, de autoria do deputado Gustavo Tutuca, concede título de Cidadão do Estado do Rio de Janeiro ao Dr. Marco Antônio Raupp, ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação.

A cerimônia de titulação será realizada na sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, no dia 22 de maio de 2012, 3ª feira, às 18:00h. A Diretoria da ABC convida a comunidade científica a prestigiar o evento, que valoriza todo o setor de ciência, tecnologia e inovação.

A justificativa do deputado para tal homenagem está reproduzida abaixo:

“Marco Antonio Raupp é Doutor em Matemática pela Universidade de Chicago e livre-docente pela Universidade de São Paulo, onde foi professor associado no Instituto de Matemática e Estatística. Graduou-se em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Sua especialidade em pesquisa é análise numérica.

Nascido em Cachoeira do Sul (RS) em 1938, Marco Antonio Raupp dividiu sua vida profissional entre as atividades acadêmicas e a gestão de instituições de ciência e tecnologia, tornando-se defensor da integração entre a instituição de pesquisa e o setor produtivo.

Foi pesquisador e diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI) e do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC). À frente da diretoria do Inpe, participou das negociações que resultaram no programa dos satélites CBers em cooperação com a China. Ainda no instituto, conseguiu implantar em tempo recorde o Laboratório de Integração de Testes. No LNCC, criou o Laboratório de Bioinformática. Ambos são considerados de ponta e utilizados por pesquisadores e pela indústria. Foi um dos mentores da criação do Parque Tecnológico de São José dos Campos, organização que dirigiu entre 2006 e 2011, atuando de forma decisiva para a implementação de projetos inovadores.

Foi presidente e conselheiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). É membro titular da Academia Internacional de Astronáutica (IAA) e foi membro titular do Conselho Superior da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Presidiu a Agência Espacial Brasileira (AEB), instituição a que levou sua larga experiência em temas da política e tecnologia espacial, tendo integrado também o Conselho Administrativo da Alcântara Cyclone Space (ACS).

Foi membro titular do Conselho Nacional da Ciência e Tecnologia (CCT), presidente do Conselho de Administração do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), membro do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Síncrotron (ABTLuS), todas instituições integrantes do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia e Inovação.

É comendador da Ordem do Rio Branco do Ministério das Relações Exteriores, Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico da Presidência da República e oficial da Ordem do Mérito das Forças Armadas do Estado Maior das Forças Armadas. Atualmente ocupa o cargo de Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Por essas razões, o título de Cidadão do Estado do Rio de Janeiro é uma forma de reconhecer a relevância de seu trabalho para todo o País, o qual se reflete, indiscutivelmente, no nosso Estado.”