O Acadêmico Jorge Almeida Guimarães receberá, na próxima quarta-feira (16/05), o título de Comandante da Ordem Nacional Francesa do Mérito da Embaixada da França, em Brasília. Guimarães é presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) desde 2004.
Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Jorge Guimarães iniciou suas atividades científicas ainda como estudante: foi introduzido na pesquisa científica por Fernando Ubatuba, então Professor de Bioquímica da Escola Nacional de Veterinária da UFRR, e atuou sob sua orientação também no Instituto Oswaldo Cruz, (Fiocruz) durante todo o período do curso. Também possui especialização em Fisiologia de Microorganismos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Atuou como professor assistente da UFRRJ entre 1965 e 1972, antes de completar seu Doutorado em Ciências pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal do Estado de São Paulo (EPM/Unifesp ), o que ocorreu em 1972. Tornou-se então professor adjunto da EPM/UNIFESP e cursou estágio de pós-doutorado no National Heart, Lung and Blood Institute (NHLBI) dos National Institutes of Health (NIH), nos Estados Unidos. Atuou ainda como professor na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), como professor titular na Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – da qual recebeu o título de Professor Emérito – e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), à qual está vinculado desde 1997.
Em outras ocasiões trabalhou, por períodos curtos, como cientista visitante do Henry Ford Hospital, Detroit (1977), do NHLBI-NIH (1979) e, entre 1985 e 1989, em várias visitas curtas, no Departamento de Fisiologia, Cornell University Medical College, New York, com o Acadêmico Thomas Maack. Entre 1994 e 95 foi “Research Associate” da Universidade do Arizona. O Acadêmico já atuou também como diretor binacional do Centro Brasileiro Argentino de Biotecnologia (CBAB) e diretor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de ter exercido por dois períodos a Presidência da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq).
Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Química de Proteínas e Enzimologia, atuando principalmente nas áreas de hemostasia e trombose, nos seguintes temas: enzimas proteolíticas, peptídeos biologicamente ativos, proteínas tóxicas, sistema calicreína-cininas, princípios anti-hemostáticos e anti-trombóticos de oriegm natural: venenos de serpentes de insetos e outros animais e de plantas.