No dia 4 de abril, membros do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) e representantes da sociedade civil declararam publicamente apoio ao manifesto que pede a revisão do corte no orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Entre os membros do Conselho estão o presidente da ABC, Jacob Palis, e a presidente da SBPC e Acadêmica,Helena Nader.
O manifesto pedindo a revisão do orçamento do Ministério foi publicado no jornal Folha de São Paulo, no dia 20 de março, e é assinado por dez entidades, entre elas a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Confederação Nacional das Indústrias (CNI), a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei).
Nele as entidades ressaltam que os repetidos cortes e contingenciamentos de recursos destinados à pesquisa científica e à inovação são incompatíveis com os recentes compromissos do governo para manter o status conquistado pelo Brasil, hoje dono da sexta maior economia do mundo e reconhecido como uma nação de liderança global.
“A pesquisa científica e tecnológica é base para inovação e para a formação de recursos humanos qualificados, com impactos significativos no crescimento e na geração de riquezas. Em países vencedores no campo da inovação, o investimento é fruto de aportes relevantes tanto do setor privado quanto do público.”
Confira a íntegra da nota dos membros do CCT:

EM DEFESA DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Os Membros do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) representantes da sociedade civil vêm a público reiterar o manifesto em defesa da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, lançado pela Academia Brasileira de Ciências – ABC, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, e entidades empresariais, que ressalta a necessidade urgente da revisão da decisão de redução dos recursos alocados ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, neste ano de 2012. Tal manifestação decorre da certeza de que investimentos em C,T&I são fundamentais e prioritários para assegurar o desenvolvimento sustentável, econômico e social do país.
Brasília, 4 de abril de 2012
Rogério Cézar de Cerqueira Leite – ABTLuz
Helena Bonciani Nader – SBPC
Enio Candotti – SBPC
João Luiz Martins – ANDIFES
Álvaro Toubes Prata – ANDIFES
Jacob Palis – ABC
Hernan Chaimovich – ABC
Paulo Tigre – CNI
Carlos Sanchez – EMS
Márcia Cristina Bernardes Barbosa – UFRGS
Odenildo Teixeira Sena – CONSECTI
Edna Moura Gouveia Antonelli – Fórum Nac. Secretários Municipais de C&T
Mario Neto Borges – CONFAP
José Ricardo de Santana – CONFAP
Carlos Tadeu da Costa Fraga
Eduardo Moacyr Krieger – Incor
Luiz Davidovich – UFRJ
Luiz Hildebrando Pereira da Silva – Fiocruz/Rondônia
Divanilton Pereira – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil