Ainda que algumas vezes passem despercebidos, os insetos fazem parte da nossa vida e estão por todos os lugares. Distribuídos em milhões de espécies, esses invertebrados têm características muito variadas entre si e atuam de diferentes maneiras no meio ambiente. Alguns deles também produzem substâncias úteis ao ser humano, como o mel e a seda. A partir de 3 de março, “Vida de inseto” convida o público a visitar o gramado da Tenda da Ciência e conhecer, de um jeito pra lá de divertido, um pouco mais sobre essas pequenas criaturas.
“Em geral, a gente faz uma associação dos insetos a questões ruins, como causadores de nojo, medo ou doenças. Vida de inseto busca uma outra abordagem, instigando o visitante a pensar sobre como o mundo é visto do ponto de vista desses minúsculos animais”, diz Luisa Massarani, chefe do Museu da Vida, que ressalta também que “a iniciativa se insere em uma perspectiva de destacar a grande biodiversidade existente no campus onde está a Fiocruz, um oásis verde na poluída Avenida Brasil”.
O ciclo de atividades ao ar livre integra o projeto “Uma exposição sobre a biodiversidade brasileira”, apoiado pelo CNPq. Realizado pelo Museu da Vida e desenvolvido com a colaboração e consultoria científica do Laboratório de Biodiversidade Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz, seu objetivo é estimular crianças e adolescentes a explorar espécies de insetos da fauna brasileira e entender que, independentemente das dimensões que possuem, esses animais desempenham um importante papel na natureza.
Confira as atividades de “Vida de inseto”:
Dissecação de insetos – Conheça a estrutura de diferentes espécies de insetos, além de saber mais sobre sua sobrevivência e adaptação ao meio, entre outros temas.
Insetos esquisitos – Abuse da sua criatividade e coloque a mão na massa criando o seu próprio inseto com materiais reciclados. Você aprende ainda sobre as características gerais dos insetos que os integram ao grupo dos artrópodes.
Hora do lanche… dos insetos – Participe da divertida preparação de pratos com grandes especialidades apreciadas por esses animais e entenda como eles se organizam e de que se alimentam.
De olho nos insetos – A cada semana, um inseto é escolhido como destaque e você vê uma imagem do bicho, tendo acesso ainda a informações sobre ele.
Asas pra que te quero – Você já notou como há insetos com asas de diferentes tipos? Nesta atividade, você pode observar algumas delas em microscópios e explorar as características dos insetos a que pertencem.
Investigação entomológica – Torne-se um explorador e descubra quais insetos ocupam um determinado local, desvendando pistas e anotando as suas descobertas para dividi-las com um grupo.
Histórias para contar – Produza seus próprios vídeos sobre insetos e aprenda sobre essas criaturas numa oficina de animação com massinha.
Quem mora aqui? – Observe e investigue diversas espécies de insetos aquáticos vivos, explorando os diferentes tipos de insetos e ambientes.
Insetos do meu jardim – Qual é a relação entre plantas, flores e insetos? Esta e outras questões, como a biodiversidade e o papel desses animais na agricultura, são exploradas, enquanto o visitante participa do plantio de mudas.
Corrida de baratas – Por meio de uma divertida brincadeira, descobriremos informações sobre esses impressionantes insetos. Escolha a sua barata e fique na torcida! Qual chegará primeiro?
Caminhadas ecológicas – Guiados por profissionais da área de Biologia, os visitantes podem observar insetos de diversas espécies no campus da Fiocruz. A cada trilha, o público é desafiado a encontrar uma determinada espécie, seguindo pistas como cores e sons. Fotografe os insetos descobertos durante o passeio: no fim de cada mês, uma pequena mostra com as imagens registradas será exibida aqui no site do Museu.

“Vida de inseto”
Local: gramado da Tenda da Ciência
Ciclo de atividades gratuitas, de 3 de março a 31 de julho.
Horários: de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30, mediante agendamento. Aos sábados, visitação livre das 10h às 16h
Endereço: Av. Brasil, 4365 – Manguinhos – Rio de Janeiro (perto da passarela 6 e dentro do campus da Fiocruz)
Mais informações e agendamento: (21) 2590-6747 e recepcaomv@coc.fiocruz.br.