Ciência e carnaval dá frevo? Desde o surgimento da troça carnavalesca “Com Ciência na Cabeça e Frevo no Pé”, a mistura de bonecos gigantes de cientistas e orquestra de frevo é diversão garantida para centenas de foliões no carnaval de Pernambuco. A troça também abre as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

A troça desfilará no dia 15/2, às 21h, no Recife Antigo, saindo da Torre Malakof. Na segunda-feira (20), às 15h, é a vez dos foliões de Olinda, a partir da Praça do Carmo caírem no frevo com a troça científica.

A novidade deste ano é que durante os desfiles, alguns experimentos científicos serão apresentados com objetivo de maior interação com o público. Imagine ser molhado com um líquido vermelho e ao passar alguns segundos o produto simplesmente evaporar? Ou estar na folia, no calor pernambucano e de repente ter a sensação de que o tempo esfriou? Só vai descobrir os segredos da ciência quem participar da troça.

O bloco também contará com uma orquestra de frevo e os bonecos gigantes de Albert Einstein, Santos Dumont, Charles Darwin, do físico pernambucano José Leite Lopes, Paulo Freire, César Lattes, Marie Curie, Johanna Döbereiner e outros cientistas. O objetivo principal da iniciativa é proporcionar diversão aos foliões, divulgar a ciência e a tecnologia em Pernambuco e seus principais ícones durante os festejos carnavalescos.

“Com Ciência na Cabeça e Frevo no Pé” é uma criação coletiva da Secretaria Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC/PE), Coordenadoria do Ensino de Ciências do Nordeste (CECINE), UFPE e Espaço Ciência, quando ocorreu, em 2005, o encerramento da Reunião Regional da SBPC em Pernambuco. Desde sua fundação, a troça desfila no carnaval pernambucano e homenageia ilustres cientistas.

O Bloco da Ciência conta com o apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação; Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), SBPC, Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Prefeitura de Recife, Espaço Ciência, Prefeitura de Olinda, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).