Às 20h (horário de Brasília), desta quinta-feira (12) a equipe de cientistas liderada pelo professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e glaciólogo Jefferson Cardia Simões, inaugurou o módulo científico brasileiro Criosfera 1, na latitude 84°00S, longitude 79°30W no meio do manto de gelo antártico. O módulo está situado 2500 km ao Sul da Estação Antártica Comandante Ferraz, instalada pelo Brasil na faixa litorânea do continente há 30 anos.
O Criosfera 1 foi integralmente planejado e implementado pela comunidade científica nacional e marca importante avanço para o Programa Antártico Brasileiro (Proantar). Trata-se, ainda, do posto latino-americano mais próximo do Polo Sul Geográfico, numa distância de somente 670 km.
Tanto o Criosfera 1, quanto a operação para sua instalação na Antártica, foram financiados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e por emenda Frente Parlamentar em Apoio ao Proantar, por meio de ação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI). A expedição tem também o apoio da Secretaria Interministerial para os Recursos do Mar (Secirm), órgão da Marinha, da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). (Com informações de Flávia Moraes)