Em outubro, o ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva da Argentina concedeu a cientistas argentinos que residem no exterior, mas que mantêm laços com a comunidade científica do país, o prêmio “Raízes” de Cooperação Internacional em C,T&I. Na ocasião, também foram outorgados aos estrangeiros que têm promovido a cooperação científica entre os dos países o prêmio “Luis Federico Leloir”.

Os cientistas premiados foram escolhidos através de uma seleção que envolveu desde a Direção Nacional de Relações Internacionais do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva até a comunidade científica argentina. O Acadêmico e diretor da ABC Iván Izquierdo foi agraciado com o prêmio “Raízes”, junto com mais 13 pesquisadores argentinos. Os Acadêmicos Antonio Carlos Campos de Carvalho e Carlos Afonso Nobre receberam o Prêmio “Luis Federico Leloir” com mais outros sete cientistas estrangeiros.

As premiações são um reconhecimento pelo trabalho do Dr. Luis Federico Leloir, médico e bioquímico argentino que recebeu o Prêmio Nobel de Química em 1970. Através do prêmio “Raízes”, o governo argentino já promoveu a volta de 850 pesquisadores do país que vivem no exterior, bem como conseguiu fortalecer o vínculo científico entre ambas as nações.