BRASÍLIA – Foram anunciados na manhã desta terça-feira, na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), os vencedores da 25ª edição do Prêmio Jovem Cientista. O tema deste ano foi Cidades Sustentáveis. Foram inscritos 2.321 trabalhos – recorde numa única edição – nas três categorias: 180 na “Graduado”, 174 na “Ensino Superior” e 1.967 na “Ensino Médio”.

Na categoria “Graduado”, a vencedora foi Uende Aparecida Gomes, da UFMG, com o trabalho “Intervenções de Saneamento Básico em Áreas de Vilas e Favelas: um estudo comparativo de duas experiências na região metropolitana de Belo Horizonte”.

Em “Ensino Superior”, o estudante de arquitetura Kaiodê Biague, do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, em Belo Horizonte, foi o vencedor, com a pesquisa “Mini usinas solares fotovoltaicas em Sistemas de Transporte Rápido por Ônibus (BRT- Bus Rapid Transit)”.

Na categoria “Ensino Médio”, venceu Ana Gabriela Ramos, da Escola Técnica Conselheiro Antônio Prado, de Campias (SP). A estudante apresentou o trabalho “Embalagens ecológicas para mudas”.

Foram concedidos três prêmios de menção honrosa: para a UFMG, para o colégio Stella Maris, de Viamão (RS), e para o pesquisador Lázaro Valentin Zuquette, da USP. Ao todo, a premiação é de R$ 600 mil. O Jovem Cientista é uma parceria entre o CNPq, a Fundação Roberto Marinho, a Gerdau e a GE.

Veja também a reportagem do Jornal Nacional que mostra uma conversa entre os vencedores do prêmio e o presidente do CNPq e Acadêmico, Glaucius Oliva.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/mat/2011/11/08/anunciados-no-cnpq-vencedores-do-premio-jovem-cientista-de-2011-925753651.asp#ixzz1dEedp6fr