A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) premiou 12 pesquisadores que deram grande contribuição para a Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no ano de 2010. Os Acadêmicos Keti Tenenblat, Paulo Anselmo Ziani Suarez, Ennio Marques Palmeira e Diego Marques Ferreira estão entre os premiados. Na categoria de pesquisador sênior, se encontram Tenenblat e Suarez em 1º e 2º lugar das Ciências Exatas e da Terra, respectivamente. Ennio Palmeira ficou com o 1º lugar em Engenharia e Tecnologia e, na categoria Jovem Pesquisador, o premiado Diego Marques foi o 1º em Ciências Exatas e da Terra.

Como critérios de avaliação foram considerados a relevância da produção científico-acadêmica e a atuação dos pesquisadores na formação de recursos humanos em cursos de pós-graduação. Como prêmio, o primeiro lugar recebe R$ 10 mil reais e o segundo, R$ 5 mil.

Ennio Marques Palmeira, professor do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Brasília (UnB), acumula uma trajetória de 24 anos em pesquisas na criação de novos materiais e técnicas de engenharia para a proteção do solo e do meio ambiente. Formado Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre pela COPPE, doutor pela University of Oxford (1987), com estágio de pós-doutorado na University of British Columbia, o Acadêmico foi admitido na Ordem Nacional do Mérito Científico, na classe Comendador, pela Presidência da República do Brasil em 2008. Palmeira é também membro da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos (ABMS).

Keti Tenenblat possui graduação em Matemática pela UFRJ (1967), mestrado em Matematica pela University of Michigan – Ann Arbor (1969), doutorado em Matemática pelo Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA-1972) e PhD pela University of California (1978). Atualmente, é pesquisadora associada sênior da UnB e membro da Sociedade Brasileira de Matemática. A Acadêmica desenvolve seu trabalho dando ênfase à Geometria e Topologia, atuando, principalmente, em variedades Riemannianas.

Paulo Ziani Suarez é professor adjunto do Instituto de Química da UnB desde 2002. Graduou-se na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS-2000) em Engenharia Química, onde fez mestrado em Química (1996) e obteve o título de Doutor em Ciências dos Materiais (2000). O Acadêmico desenvolve projetos de pesquisa na área de processos catalíticos para insumos petroquímicos e oleoquímicos, com ênfase na área de combustíveis. No ano de 2010, recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico. Atualmente, faz parte da Comissão de Assessoramento da área de Química da CAPES, é Secretário Regional da Sociedade Brasileira de Química do Distrito Federal, membro do Conselho Universitário da UnB e coordenador do Curso de Química Tecnológica.

Diego Marques, atualmente professor adjunto do Departamento de Matemática da UnB, possui graduação e mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC – 2003/2007), onde fez doutorado na área (2009) e terminou em menos de quatro meses, tendo sido o primeiro aluno do departamento de Matemática a ser aceito na modalidade Defesa Direta de Tese. É professor do Programa de Iniciação Científica para alunos medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Em sua pesquisa, tem grande interesse por Teoria dos Números, principalmente sobre Teoria Transcendente: Equações Diofantinas Exponenciais, Conjectura de Schanuel, Irracionalidade e Valores Complexos de Funções Transcendentes. Também trabalha com a sequência Fibonacci, Números Fibonomiais e Exponencial Fatorial.