Em meados de 2011, ocorreu em Florença, na Itália, a 8ª edição do Congresso Mundial de Neurociência da Organização Internacional de Pesquisa Cerebral (IBRO, na sigla em inglês), realizado em parceria com a Sociedade Italiana de Neurociência (SINS, em inglês). O evento aconteceu em comemoração ao quinquagésimo aniversário da IBRO, uma federação global de neurocientistas, composta por 64 sociedades oriundas de 61 países, que conta com mais de 75 mil membros. O principal objetivo da federação é a integração entre os neurocientistas de todo o globo, favorecendo parcerias além dos limites continentais, de maneira a promover o desenvolvimento da área e, principalmente, a carreira de jovens pesquisadores.
Esta edição, além da participação tradicional dos países da União Européia, contou com delegações de diversos países asiáticos, americanos e africanos. Neste mesmo contexto, o Brasil obteve uma participação histórica, ficando entre as cinco maiores delegações presentes no evento. Além do elevado número de inscritos, o Brasil também teve uma participação importante na organização, com pelo menos quatro pesquisadores participantes de mesas redondas, simpósios e conferências.
O Acadêmico Roberto Lent, cujo campo de atuação é o desenvolvimento embrionário e a plasticidade do córtex cerebral e dos circuitos neurais inter-hemisféricos, presidiu a palestra do Dr. Fred Gage, um dos mais importantes neurocientistas norte-americanos, e, atualmente, uma referência mundial no estudo do sistema nervoso adulto.
O Acadêmico Rafael Linden, notório pela sua atuação na área de neurofisiologia e biologia celular, participou de um simpósio sobre os mecanismos de ação fisiológica e patológica da proteína príon. O diretor da ABC Jerson Lima Silva, especialista reconhecido internacionalmente por sua atuação na área de biologia estrutural, também prestigiou o simpósio e apresentou seus estudos sobre a interação da proteina com certas substâncias e sua relevância para a fisiopatologia de doenças neurodegenerativas.
A Profa. Flávia Carvalho Alcantara Gomes, Membro Afiliado da ABC e reconhecida por trabalhos na área de neurobiologia celular e do desenvolvimento do sistema nervoso, foi responsável pela organização do simpósio intitulado “Molecular and cellular determinants of neuron/glia specification”, que contou com a participação da Dra. Magdalena Götz, do Helmholtz Zentrum Munich Institute of Stem Cell Research (Alemanha), do Dr. Eva Anton, da Universidade da Carolina do Norte (EUA), e do Dr. Kinichi Nakashima, do Nara Institute of Science and Technology (Japão). estudioso acerca dos processos de controle genético da diferenciação celular.
Em 2012, o Rio de Janeiro e a América Latina serão, pela primeira vez na história, sede do 9º Congresso da IBRO, ressaltando a contribuição crescente do Brasil no cenário internacional da Neurociência.