O Projeto Indo-Brasil Glaucoma Congênito Primário (GCP) é uma iniciativa dos governos Brasileiro e Indiano para desenvolvimento de pesquisa entre os dois países, abordando aspectos genéticos e clínicos da enfermidade. Trata-se de uma doença rara, apesar de ser o tipo de glaucoma mais comum que se manifesta durante a infância, sendo uma ou a principal causa de cegueira irreversível nos primeiros anos de vida.
Neste projeto estão incluídas as seguintes instituições de ensino e pesquisa no Brasil: UNIFESP, USP de São Paulo, Santa Casa de São Paulo, USP de Ribeirão Preto e UNICAMP. O objetivo é avaliar as bases genéticas do GCP nas duas populações e compará-las segundo a gravidade do glaucoma nestes indivíduos. Nesta fase do projeto realizou-se a inclusão de pacientes com GCP dos dois países, assim como o sequenciamento, nestes indivíduos, do principal gene associado a esta forma de glaucoma.
Os pesquisadores Indianos Anil K. Mandal (na foto examinando uma criança com glaucoma) e Subhabatra Chakrabarti estiveram em Campinas (SP), entre os dias 04 e 09 de julho de 2011, auxiliando na avaliação dos sequenciamentos do gene da doença da população brasileira no Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG) da UNICAMP, e no Rio de Janeiro para realização de um curso. A partir dos dados moleculares coletados, iniciou-se a compilação de parte dos dados clínicos da população brasileira com GCP e a comparação dos resultados preliminares da correlação genótipo/fenótipo entre as duas populações.
Estes dados possibilitaram o início da redação do primeiro manuscrito que divulgará os resultados. Além dessas atividades, os pesquisadores ministraram algumas palestras, sendo duas no CBMEG, duas na Disciplina de Oftalmologia da UNICAMP, onde tiveram contato com pacientes portadores de GCP no Setor de Glaucoma, e mais duas durante a visita ao Rio. Finalizando, o Dr. Mandal e o Dr. Chakrabarti também visitaram a Reitoria da UNICAMP conhecendo de forma geral a inserção desta Universidade no contexto científico, educacional e assistencial do país.
A visita dos pesquisadores permitiu uma intensa troca de informações sobre o projeto, avanço na análise dos resultados obtidos até o momento, início da redação do artigo, difusão de conhecimento por meio de palestras e discussões sobre aspectos clínicos e moleculares do glaucoma, assim como a possibilidade de novos trabalhos nesta área envolvendo as duas populações.
Em 2009, os pesquisadores indianos fizeram sua primeira visita ao Brasil, quando foram realizadas as primeiras atividades de cooperação entre os dois países para dar início aos estudos sobre a doença.
Visita ao Rio de Janeiro
A ida dos pesquisadores indianos ao Rio de Janeiro possibilitou a organização de um curso de glaucoma congênito na Universidade Federal Fluminense (UFF). O curso foi realizado no anfiteatro principal do Hospital Universitário Antonio Pedro (HUAP), no dia 4 de julho pela manhã, tendo como público professores da disciplina de oftalmologia e da pós-graduação, alunos da residência médica, além dos alunos do curso de mestrado e doutorado em ciências médicas da Universidade.
O Prof. Mandal palestrou sobre seus 20 anos de experiência com a doença, e, depois, o Dr. Subhabatra apresentou a palestra Genética do Glaucoma Congênito: presente e futuro. Ao final do curso, os professores visitaram o Serviço de Oftalmologia do HUAP e o laboratório de Biologia Molecular, onde foi discutida a possibilidade do desenvolvimento de projetos em conjunto.