O Membro Afiliado da ABC Pedro Hallal foi escolhido para receber um financiamento de longo prazo, por sete anos, da instituição inglesa de fomento à pesquisa The Wellcome Trust. O anúncio foi feito em junho pela instituição, que destinará 57 milhões de libras aos 27 primeiros vencedores divulgados. Entre eles, Hallal, que é pesquisador do Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e consultor do Ministério da Saúde na área de atividade física e saúde, é o único pesquisador que atua em uma instituição de fora do Reino Unido.

Hallal é graduado em Educação Física pela UFPel e concluiu mestrado e doutorado em Epidemiologia pela mesma universidade. O pesquisador também completou um pós-doutorado dentro da mesma área na University College of London, na Inglaterra, em 2010. Ele é membro de corpo editorial de quatro periódicos e revisor de quase 30. Seu trabalho como consultor no Ministério da Saúde já contribuiu com bons resultados em programas que visam encorajar o exercício físico em 1.400 cidades brasileiras.

Veja matéria publicada pela revista Science sobre o financiamento da The Wellcome Trust, em que Hallal afirma que o apoio financeiro por sete anos será “extremamente importante para a sua carreira”, uma vez que, no Brasil, o financiamento para pesquisa é quase sempre de curto prazo.

Já a entrevista feita pela revista Nature com o Membro Afiliado da ABC revela os planos de Hallal para os 2,5 milhões de libras destinados à sua pesquisa e fala sobre o seu trabalho no Brasil. O pesquisador conta que, “como todos os brasileiros”, pensou em ser jogador de futebol e comenta o fato de ter se tornado membro da Academia Brasileira de Ciências aos 28 anos.