De 15 a 19 de agosto, a cidade do Rio de Janeiro vai conhecer de perto muitos segredos e novidades sobre a origem e evolução do Universo. A capital vai abrigar, na PUC-Rio, o 1o workshop da série The Evolving Universe, organizado através da parceria entre o professor Enio Frota da Silveira, do Departamento de Física do Centro Técnico Científico da Universidade (CTC/PUC-Rio), e a astrônoma brasileira residente nos Estados Unidos Duília de Mello, professora da Catholic University of America e pesquisadora associada da NASA Goddard Space Flight Center.

O evento tem o apoio da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro e dos comitês científico e local, responsáveis pela organização do evento. O workshop conta ainda com o patrocínio do Instituto Nacional de Tecnologia e Ciências do Espaço (INEspaço/CNPq), que incentiva o desenvolvimento de estudos espaciais no Brasil. O Acadêmico Paul Alexander Schweitzer, doutor em Matemática pela Universidade de Princeton e professor do CTC/PUC-Rio, participará como palestrante.

O evento coincide com a recente adesão do Brasil, em dezembro de 2010, ao Observatório Europeu do Sul (ESO), a mais importante e produtiva organização europeia intergovernamental em investigação na área de astronomia. Sendo o único país fora da Europa a fazer parte dessa comunidade, a adesão beneficia o Brasil com investimentos que proporcionam novos impulsos para o desenvolvimento tecnológico e científico nacional.

Durante os cinco dias do encontro, as palestras vão tratar das discussões mais relevantes do momento, como a evolução química, as galáxias distantes, a Via Láctea, a evolução das galáxias, evolução estrelar, buracos negros, radiação cósmica em galáxias distantes e a formação da Via Láctea. O evento está no Facebook e já possui 48 membros em todo o mundo: www.facebook.com/home.php?sk=group_210206749004404.