O 4º Simpósio de Jovens Cientistas, ocorrido dentro da Reunião Magna da Academia Brasileira de Ciências, no dia 3 de maio, teve como palestrantes Diego Marques Ferreira (UnB), Luiz Gustavo Farah Dias (UFMG), ambos das Ciências Matemáticas e Marcelo Cancela Lisboa Cohen (CENA/USP) das Ciências da Terra. O coordenador do simpósio foi o Acadêmico Jerson Lima.

Ciências Matemáticas

Com 27 anos, o Acadêmico Diego Marques Ferreira é Professor Adjunto da Universidade de Brasília (UnB), especializado em teoria dos números. Possui graduação e mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC), onde também cursou parte do doutorado, finalizado na UnB. É o recordista brasileiro em término de doutorado em Matemática em menor tempo (http://www.rankbrasil.com.br/) e professor do Programa de Iniciação Cientifica para alunos medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

Na Reunião Magna da ABC, Ferreira falou sobre números racionais e irracionais e explicou que sua pesquisa aborda casos mais gerais desses tipos de números, com o intuito de compreender seu comportamento. O matemático observa que a demonstração nem sempre é fácil e que a aplicação de sua pesquisa no dia-a-dia é sentida de forma indireta. “Estudar o comportamento de algumas funções e seqüências ajuda na elaboração de teorias gerais aplicadas em casos particulares, como por exemplo, na engenharia”, explicou.

Luiz Gustavo Farah Dias é graduado em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com mestrado e doutorado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e estágios de pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pós-doutorado pela Universidade da Califórnia, Santa Barbara, EUA. Aos 32 anos, é professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde estuda equações que modelam fenômenos físicos, como ondas que viajam em canais. “Estas equações, por exemplo, são aplicáveis na engenharia, descrevendo como a água se comporta em leitos de rio e nas chuvas”, informou Farah.

Ciências da Terra

Graduado em Geologia, com mestrado em Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e doutorado (Magna Cum Laude) desenvolvido no Centro de Ecologia Marinha Tropical da Universidade de Bremen, na Alemanha, Marcelo Cancela Lisboa Cohen, de 39 anos, é professor da Universidade Federal do Pará. Ele apresentou na Reunião Magna da ABC sua pesquisa intitulada “O Efeito da Interação Mudanças Climáticas/Aumento no Nível do Mar sobre a Distribuição Espacial dos Manguezais no Norte do Brasil Durante os Últimos 10 mil Anos”.

Cohen explicou que para realizar esse tipo de estudo é necessário extrair colunas de sedimento do fundo de lagos ou de planícies inundadas pela maré. O material amostrado é submetido a uma série de análises que possibilita reconhecer estruturas sedimentares. “Estudos dessa natureza têm ajudado a prever não apenas os impactos do aumento do nível do mar nos litorais, mas também a avaliar melhor a frequência e magnitude de determinadas mudanças”, ressaltou o pesquisador.

Segundo Cohen, a flora e fauna dos ecossistemas aquáticos e terrestres influenciados pela maré são muito dependentes da salinidade da água. Assim, podem ocorrer mudanças importantes na distribuição espacial dos manguezais e na comunidade de organismos que ocupam os estuários. “Essas alterações já estão se manifestando com consequências para a economia das cidades dependentes dos ecossistemas costeiros.”