A USP, por meio da Faculdade de Medicina (Fmusp), foi escolhida como representante da América do Sul para integrar a M8 Alliance, uma rede de instituições acadêmicas de excelência em ensino e pesquisa, fundada em 2008, que auxilia decisores políticos, econômicos e da sociedade civil a desenvolver soluções baseadas na ciência para enfrentar os desafios da área de saúde nos cinco continentes. A partir de agora, o Brasil poderá colaborar ativamente nos debates para a promoção da saúde global por meio da intensa pesquisa acadêmica e clínica desenvolvida pelo Sistema Fmusp-Hospital das Clínicas.
Para o diretor executivo da Comissão de Relações Internacionais da Fmusp, Eduardo Moacyr Krieger, presente no evento oficial que marcou a entrada da instituição nesta rede, em março deste ano, na Austrália, “este é o reconhecimento internacional da importância e da liderança da Fmusp na América do Sul”.
A Universidade de Singapura também entrou para a M8 Alliance, como representante da Ásia, que agora conta com dez escolas médicas no grupo. “Isso traz à Fmusp a oportunidade de participar de fóruns internacionais de debates, com independência econômica e política, com a única preocupação de aplicar o conhecimento científico em prol da melhoria da saúde no mundo”, explica.
A M8 Alliance organiza anualmente a Cúpula Mundial da Saúde (a terceira será realizada em Berlim em outubro próximo), quando as lideranças da área médica, dos governos, da indústria e da sociedade em geral discutem soluções para os grandes desafios à saúde como a prevenção das doenças, as mudanças climáticas, a urbanização, o envelhecimento e as desigualdades sócio-econômicas.
A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Fmusp) foi fundada em 1912 e incorporada à USP em 1934. Hoje é a mais tradicional e respeitada escola médica do País. Ao longo de quase um século de existência construiu notória liderança no desenvolvimento do ensino e pesquisa acadêmicos para a melhoria da saúde da população. Suas atividades se caracterizam pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa e assistência. Sua estrutura física compreende sete campi, 62 Laboratórios de Investigação Médica (LIM), cinco hospitais, além de institutos especializados.
A excelência do ensino da Fmusp foi reconhecida internacionalmente em 1951, quando conquistou o mais alto padrão das escolas médicas dos Estados Unidos, segundo avaliação do Council on Medical Education and Hospitals of the American Medical Association e do Executive Council of the Association of Medical College.