Nos dias 24 e 25 de março reuniram-se em Paris as Academias de Ciências do Brasil, África do Sul, Alemanha, Canadá, Estados Unidos, Índia, Itália, Japão, México, Rússia e Senegal.
A delegação do Brasil foi composta pelo presidente da Academia, Jacob Palis, o Diretor da ABC Luiz Davidovich, o Acadêmico José Galizia Tundisi e o assessor internacional da ABC, Paulo de Góes. As delegações foram recebidas na manhã do dia 24 pelo Presidente da República da França, Nicolas Sarkozy. Durante a tarde, o encontro foi realizado e foram discutidos pontos importantes sobre dois temas propostos pelo país anfitrião: Educação Científica e Água & Saúde.
Ainda no dia 24, ocorreram duas sessões paralelas, nas quais foram discutidas as minutas de declaração sobre os temas. Os debates avaliaram o panorama mundial, os impactos na sociedade e recomendações referentes aos temas abordados, visando melhorias em ambas as questões. No dia 25, duas sessões plenárias, uma para cada ponto de discussão, recorreram sobre avaliações finais. O presidente da ABC e o vice-presidente da Academia de Ciências da França compuseram a mesa na sessão plenária sobre Água e Saúde. Em seguida, Palis participou de uma mesa redonda com representantes das Academias do Canadá, França, Japão e Rússia, onde foi discutido qual seria o encaminhamento a ser dado às declarações.
Foi acordado no encontro que as Academias divulgariam no dia 19 de maio, simultaneamente, os resultados das discussões.