No dia 15 de março, o presidente da ABC, Jacob Palis, recebeu o vice-presidente da Academia Chinesa de Ciências, Jiang Mianheng, para discutir o papel das Academias de Ciências e estreitar os laços de cooperação entre elas.

Também estiveram presentes no encontro o vice-diretor do Departamento de Cooperação Internacional da Academia Chinesa, Jinghua Cao; um representante do mesmo departamento, Kai Feng; o vice-diretor do Centro para Ciência Espacial e Pesquisa Aplicada, Chi Wang; o diretor de assuntos gerais do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento em Alta Tecnologia, Ying-jie Yu, e o vice-diretor da Instituição de Pesquisa Avançada de Xangai, Biao Jiang.

Além desses, participaram do encontro a Cônsul Geral da China no Rio de Janeiro, Xiaoling Chen, e o representante da Divisão de Ciência e Tecnologia do Ministério das Relações Exteriores, Hugo Barbosa Pereira Pinto.


Kai Feng, Jinghua Cao, Hugo Barbosa, Paulo de Góes Filho, Jiang Mianheng, Jacob Palis, Xiaoling Chen e Biao Jiang

De acordo com o assessor internacional da ABC, Dr. Paulo de Góes Filho, os representantes chineses e Jacob Palis discutiram as diferenças entre as duas Academias no que diz respeito às ações relacionadas à ciência e à tecnologia nacionais. Os visitantes fizeram perguntas sobre o papel da ABC no desenvolvimento científico brasileiro e convidaram Palis para visitar a China quando quiser. Góes informou também que o encontro foi um passo no planejamento da viagem da Presidente Dilma Rousseff ao país, nos dias 13 e 14 de abril.

Segundo o assessor internacional, a ABC pretende participar de um grupo de trabalho visando ampliar essa cooperação bilateral entre as Academias brasileira e chinesa.