A Academia Brasileira de Ciências (ABC) e o Museu Nacional (MN/UFRJ) convocam para uma coletiva de imprensa nesta quarta feira, dia 16 de março, às 9:30h, no auditório da ABC, na qual pesquisadores brasileiros anunciarão várias descobertas. Entre estas estão novas espécies: um lagarto, um crocodilomorfo e um dinossauro – o maior do Brasil, além de novas propostas referentes a penas fossilizadas.

Os trabalhos científicos fazem parte de um volume com 20 trabalhos inéditos sobre a biodiversidade do passado, tanto do Brasil como de outros países, apresentando desde novas pegadas de dinossauros da Bolívia até novos registros de pterossauros (répteis voadores) da África e uma nova espécie da Austrália, publicados pelos Anais da Academia Brasileira de Ciências (AABC).

Esta é a primeira vez que um volume do qual participam pesquisadores de todo mundo sobre dinossauros é editado e publicado em uma revista científica brasileira. Os Anais da ABC – uma das revistas científicas mais antigas do Brasil, publicada ininterruptamente por 80 anos -, cujo editor é o paleontólogo Alexander Kellner (na foto ao lado), comemora com esta edição sua primeira capa colorida e vem sendo patrocinada continuamente pelo CNPq e pela Fundação Conrado Wessel, a quem a ABC agradece especialmente.

Na coletiva serão exibidos os fósseis dos quatro trabalhos que serão apresentados pelos autores dos respectivos artigos. Além disso, será apresentada uma réplica em vida de uma dessas descobertas.

Será colocado a disposição dos jornalistas um volume completo dos AABC, um CD com fotos das descobertas destacadas e os resumos expandidos dos trabalhos.

Data: 16 de março de 2011 (quarta-feira), às 9:30h.
Local: Auditório da Academia Brasileira de Ciências.
Endereço: Rua Anfilófio de Carvalho, 29, 3o andar, Centro, RJ (próximo ao metrô Cinelândia)

Assessoria de Imprensa:
Elisa Oswaldo-Cruz
elisa@abc.org.br
Tel. 21 3907-8115

Clarice Cudischevitch, Renata Fontanetto & Taís Carvalho
Tel.: 21 3907-8126