O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, anuncia hoje (2), às 14h30, um conjunto de medidas simplificadoras na logística das importações para pesquisa a serem adotadas conjuntamente pelo CNPq, Receita Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e pelo Sistema de Vigilância Agropecuária (Vigiagro).

Mercadante apresenta o resultado do Grupo de Trabalho que se reuniu por dois meses convergindo para um novo modelo de Logística que deve reduzir significativamente o tempo de liberação de importações de insumos e equipamentos para pesquisa científica.

Inicialmente, este novo sistema será implantado, como um projeto piloto, no Terminal de Cargas da Infraero em Guarulhos (SP), que hoje concentra cerca de 60% das importações para pesquisa. Após um período operacional que permita avaliar sua eficácia e realizar os ajustes necessários, pretende-se expandir estes procedimentos para outros aeroportos.

A iniciativa visa resolver uma demanda antiga de pesquisadores e cientistas no sentido de desburocratizar e simplificar os procedimentos para as importações destinadas à pesquisa.