O presidente da ABC Jacob Palis e o diretor Luiz Davidovich receberam a Medalha Mérito Tamandaré da Marinha do Brasil no dia 13 de dezembro de 2010, em cerimônia com mais de 300 pessoas, no Centro de Instrução da Marinha Almirante Graça Aranha. O Acadêmico Eugenius Kaszkurewicz também foi agraciado, mas não pôde comparecer.

Entre os Membros da ABC, apenas o Acadêmico Wanderley de Souza e o falecido Amadeu Cury receberam anteriormente a honraria.

A Medalha Mérito Tamandaré, criada pelo Decreto nº 42.111, de 20 de agosto de 1957, é destinada a agraciar as autoridades, instituições e personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil, honrando seus feitos ou realçando seus vultos históricos. Como condições essenciais para merecê-la, destacam-se: qualidades morais e profissionais, comprovada competência; e exação no cumprimento do dever.

A Medalha é forjada em metal, sobreposta a duas âncoras cruzadas, tendo, no anverso, a efígie de Tamandaré, com a legenda Almirante Tamandaré e, no reverso, entre palmas em arco, a inscrição A Marinha brasileira ao seu glorioso patrono 1957.

O Dia do Marinheiro

O dia 13 de dezembro é o Dia do Marinheiro, quando a Marinha do Brasil comemora o nascimento do seu Patrono Joaquim Marques Lisboa, o grande Homem do Mar – Almirante Tamandaré.

Filho de um homem do mar, prático da barra e patrão-mor do porto, Joaquim Marques Lisboa nasceu no dia 13 de dezembro de 1807, na cidade de Rio Grande, no estado do Rio Grande do Sul. Participou das primeiras operações da Esquadra Brasileira, embarcando como voluntário, na Fragata Nictheroy em 1823.

Em sua carreira, que foi dos 15 aos 82 anos, comandou diversos navios da Armada Imperial, exercendo também vários cargos administrativos. Teve relevante papel quando do advento da navegação a vapor, sendo o responsável pela reorganização e modernização da Marinha.

O Almirante Tamandaré foi imortalizado não apenas por seus feitos navais, mas também por suas características, como o caráter firme, o devotamento à profissão, a probidade de seus atos e a franqueza de suas opiniões, que o destacaram na História.