Já está disponível no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a cartilha sobre uso correto de antibióticos produzida pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fármacos e Medicamentos (INCT-INOFAR). Em forma de história em quadrinhos, a cartilha alerta para os riscos do uso inadequado dos medicamentos, retratando práticas comuns do cotidiano que contribuem para aumentar a resistência bacteriana. A divulgação da cartilha deu-se uma semana após sair a nova regulamentação da Anvisa para a venda de antibióticos.

Na narrativa criada pelos pesquisadores Lídia Moreira Lima, da Faculdade de Farmácia da UFRJ e Angelo da Cunha Pinto, do Instituto de Química da UFRJ, Zequinha está com febre e sua mãe, apavorada, vai aconselhar-se com a irmã. Ela comenta que seu filho teve algo parecido e que uma amiga havia lhe recomendado um remédio “ótimo”. Zequinha toma as sobras de medicamentos usados por seu primo e tem uma melhora súbita, mas logo cai de cama outra vez. Ao procurar um médico, a família fica sabendo dos perigos atrelados a automedicação e aprende como fazer o uso correto dos antibióticos.

A cartilha produzida pelo INCT-INOFAR chama atenção para a importância de se consultar o médico e, principalmente, seguir rigorosamente o tratamento prescrito na receita. Através da história da doença de Zequinha a cartilha explica, em uma linguagem de fácil entendimento para o público leigo, como e porquê as bactérias se tornam resistentes aos antibióticos.

O INCT-INOFAR é um dos 122 institutos criados pelo governo brasileiro, em 2009, para integrar redes de pesquisa de diferentes partes do País. Com a missão de descobrir novos compostos candidatos a futuros medicamentos, o Instituto também investe em iniciativas de divulgação científica e educação em saúde. A cartilha de antibióticos já é a segunda publicação do Instituto voltada para o uso correto de medicamentos.

A cartilha de antibióticos também está disponível no Portal dos Fármacos, o veículo de divulgação das atividades científicas e de educação em saúde do INCT-INOFAR na internet.