Os Acadêmicos Angelo da Cunha Pinto (UFRJ), Faruk José Nome Aguilera (UFSC), Jairton Dupont (UFRGS) e Ohara Augusto (USP) serão homenageados no dia 9 de novembro, em Brasília, pela American Chemical Society e pela Capes, por suas contribuições à Química.

Filho de imigrantes portugueses, Angelo da Cunha Pinto graduou-se em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), cursou o mestrado no Instituto Militar de Engenharia (IME) e o doutorado na UFRJ, onde é Professor Titular desde 1993. No Instituto de Química, atuou como diretor adjunto de Pós-Graduação do Instituto; foi presidente da Sociedade Brasileira de Química.

Recebeu o título de Químico do Ano e a Retorta de Ouro do Sindicato dos Químicos e dos Engenheiros Químicos do Rio de Janeiro em 1995, a Medalha Simão Mathias da Sociedade Brasileira de Química em 1997 e a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, do Presidente da República do Brasil, em 2004.

Nascido em Linares, no Chile, Faruk José Nome Aguilera graduou-se em Bioquímica na Facultad de Química e Farmácia da Universidad de Chile, doutorou-se em Química na Texas A&M University, onde também realizou estágio de pós-doutorado, assim como no Clarkson College of Technology.

Chegou ao Brasil em 1977, como professor visitante no Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde permanece até o presente, ministrando disciplinas diversas nas áreas de Química Orgânica e Físico-Química de Superfícies . Colaborou em diversos períodos com a UFSC, assumindo cargos administrativos de destaque. É Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico desde 2002.

Jairton Dupont é professor do Departamento de Química Orgânica da UFRGS desde 1992. Licenciado em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), com diploma de Estudos Aprofundados em Química dos Metais de Transição e Catálise pela Universidade Louis Pasteur de Strasbourg, França; doutorado em Química na área de Organometálicos pela mesma Universidade e pós-doutoramento no Dyson Perrins Laboratory, na Universidade de Oxford, Inglaterra, na área de síntese orgânica assimétrica.Desenvolve projetos de pesquisa em catálise organometálica em nanocatálise em líquidos iônicos.

Em 1998 recebeu o prêmio Pesquisador Destaque em Química da Fapergs. Foi professor convidado do Instituto de Química da Université Louis Pasteur de Strasbourg – França. Em 2005 foi contemplado com o Friedrich Wilhelm Bessel-Forschungpreis (Research Award, Jovem Pesquisador) concedido pelo Ministério de Educação, Ciência e Tecnologia da Alemanha e Fundação Humboldt.

Ohara Augusto graduou-se em Química na Universidade de São Paulo (IQ/USP) em 1967. Sua tese de Doutorado abordou os “Efeitos de difenóis sobre alguns processos oxidativos” e a cientista fez pós-doutorado em laboratórios de excelência no Brasil (USP) como nos Estados Unidos. Retornando ao Brasil, montou um laboratório de ressonância paramagnética eletrônica (EPR) no IQ/USP.

É Fellow da Oxygen Society desde 1992 e da Society for Free Radical Biology and Medicine desde 1994. Em 2002 lhe foi outorgada a Medalha de Prata para Biologia e Medicina pela International EPR/ESR Society. Em 2006 recebeu o título de Profesor ad honorem da Facultad de Medicina de la Universidad de la Republica del Uruguay e a comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico, do Presidente da República do Brasil.