Renomado especialista em energias renováveis, o Acadêmico José Goldemberg foi o cientista escolhido para receber das mãos do primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, o Ernesto Illy Trieste Science Prize de 2010.

O Acadêmico é reconhecido mundialmente por sua significativa contribuição para as bases científicas do programa brasileiro de biocombustíveis e tornou-se um grande defensor da adoção de tecnologias modernas de energias renováveis para promover o crescimento econômico no mundo em desenvolvimento.

Num artigo fundamental publicado em 1978, Goldemberg e seu grupo de pesquisa apresentaram expressivas evidências de que a geração e utilização de biocombustível derivado da cana-de-açúcar poderia não só reduzir bastante o uso dos combustíveis fósseis mas também minimizar significativamente os prejuízos ao meio ambiente. Hoje o Brasil produz 30 bilhões de litros de etanol de cana de açúcar, que substituem 50% do petróleo usado no país e garantem um milhão de empregos.

Físico da Universidade de São Paulo (USP), Goldemberg fez pós-graduação no Canadá e nos Estados Unidos e ao voltar chegou a ser reitor da USP, secretário federal de C&T, ministro da Educação e secretário de Meio Ambiente de São Paulo. Foi diretor do Programa de Energia das Nações Unidas e co-autor do relatório Lighting the Way: Towards a Sustainable Energy Future, do Conselho Interacademias (IAC, na sigla em inglês), publicado em 2007.

Recentemente, liderou discussões científicas sobre o impacto potencial dos biocombustíveis na segurança alimentar, nas florestas e nas terras agricultáveis, mostrando que é preciso muito pouca terra a mais para suprir a demanda por biocombustíveis nas próximas décadas – apenas 4% do total de um milhão e meio de hectares disponíveis em escala global.

O prêmio recebido em 2010 por Goldemberg é oferecido pelo sexto ano por uma parceria do Illycaffè, TWAS e Fundação Ernesto Illy para um destacado pesquisador de país em desenvolvimento ou emergente economicamente que tenha dado significativas contribuições à Ciência e à inovação científica.