O Acadêmico Isaías Raw recebeu no dia 13/10, na Sala São Paulo, o Prêmio Fundação Bunge, categoria Vida e Obra. O Prêmio Fundação Bunge foi criado há 55 anos para incentivar a inovação nas diversas áreas do conhecimento, reconhecendo os profissionais cujos trabalhos representem um avanço nas ciências. A categoria Vida e Obra reconhece o trabalho de um especialista, cuja carreira já está consolidada na área em que atua e os projetos realizados representam um patrimônio importante para o país.

Médico com Ph.D em Bioquímica, titulado pela Universidade de São Paulo (USP), onde hoje é Professor Emérito da Faculdade de Medicina (FM/ USP), desde os tempos de estudante Isaías Raw dedicou-se a pesquisas em Bioquímica, estudando a mitocôndria. Foi pioneiro na investigação de enzimas do metabolismo do T. cruzi.

Raw foi o primeiro professor a mudar-se para o Instituto de Química da USP, iniciando a reforma universitária. Ao sair do país, deixou um dos mais importantes grupos de bioquímicos, formando meia dúzia dos atuais professores, que por sua vez multiplicaram-se em quase uma centena de doutores.

Dedicou uma parte do seu tempo em desenvolver o ensino de Ciências, criando à frente da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento de Ensino de Ciências (Funbec) o uso de kits (Os Cientistas) que permitia a estudantes realizar experimentos em casa. Introduziu inovações no ensino das Ciências no ensino médio que deu origem às editoras da Universidade de Brasília e São Paulo. Criou na Funbec uma indústria de equipamentos médicos e científicos, de onde saíram os primeiros eletrocardiógrafos, monitores, cardioversores, pHmetros e fotocolorímetros produzidos no Brasil.

Raw lançou um curso médico experimental na USP, integrando Ciência Básicas e Clínicas. No exílio escreveu um livro (“From Molecule to Medicine-anemia”), que foi um modelo de texto para esta integração, ideia que desenvolveu no seu regresso, publicando uma série de quatro monografias. Dedicou-se à inovação do ensino de Química combinado à Nutrição, projeto que realizou no MIT e Harvard e que foi utilizado em oito Colleges.

Foi também o fundador do Cescem e Fundação Carlos Chagas, que introduziu o vestibular unificado e pesquisas sobre o vestibular e suas implicações. Criou em 1985 o Centro de Biotecnologia do Instituto Butantan, que desenvolveu e implantou tecnologias modernas para a produção de soros e vacinas, trazendo o Brasil para níveis internacionais.

Dentre as inúmeras distinções que recebeu estão o Troféu José Pelúcio Ferreira da Finep em 2006, o Prêmio FCW de Ciência e Cultura 2004 na categoria Ciência Geral da Fundação Conrado Wessel e a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, do presidente do Brasil, outorgada a Isaías Raw em 2001.