A Academia Brasileira de Ciências tem o prazer de divulgar os nomes dos novos Membros Afiliados encaminhados pelos vice-presidentes regionais da ABC, que farão parte dos quadros dessa Casa no período de 1º de janeiro de 2011 até 31 de dezembro de 2015. Dos indicados desse ano, 31% são mulheres.

A categoria de membro afiliado foi criada em 2007, juntamente com a criação das vice-presidências regionais, visando a descentralização das atividades da Academia e o estímulo a jovens cientistas de excelência de todo o país. Vejam o perfil dos novos indicados.

REGIONAL NORTE
Vice-presidente: Adalberto Val (INPA)

Ana Carla dos Santos Bruno
Ciências Sociais (INPA-AM)

Graduada em História pela Universidade Católica de Pernambuco com mestrado em Lingüística e doutorado em Antropologia e Lingüística, ambos pela Universidade do Arizona (EUA), atualmente é pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Tem experiência na área de Lingüística Antropológica, com ênfase em Lingüística Indígena, atuando principalmente na revitalização e manutenção de línguas indígenas, lingüística antropológica, língua e ideologia, relação entre língua, cultura e sociedade, comunidades tradicionais.

Carlos Gustavo Nunes da Silva
Ciências da Engenharia (UFAM)

Engenheiro Agrônomo graduado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), possui mestrado em Ciências Biológicas (Entomologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e doutorado em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas, (UFAM), com atividades realizadas na Heinrich-Heine Universität, em Düsseldorf, na Alemanha. Atualmente é professor e pesquisador da UFAM e atua em áreas como Biologia Molecular e purificação de biomoléculas de interese biotecnológico. É sócio fundador da Biotech Amazonia, micro empresa de produtos biotecnológicos incubada no CDTECH- UFAM.

Eduardo Freire Nakamura
Ciências da Engenharia (UFAM)

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), com mestrado e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Informática da UFAM e da Fundação Centro de Análise Pesquisa e Inovação Tecnológica, atuando nos cursos de graduação em Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Trabalha com redes de sensores sem fio, atuando principalmente em roteamento, comunicação, fusão de dados, inferência e estimação.

Marcelo Cancela Lisboa Cohen
Ciências da Terra (UFPA)

Graduado em Geologia, com mestrado em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e doutorado (Magna Cum Laude, ou seja, com grandes honras) em Biologia Química pela Universidade Bremen, na Alemanha. Atualmente é professor da graduação em Oceanografia e da pós-graduação em Geologia e Geoquímica da UFPA. Coordena projetos na área de mudanças climáticas. Trabalha nas áreas de Oceanografia Geológica e Geoquímica Marinha, especialmente com manguezais, variações no nível do mar, mudanças climáticas e biogeoquímica.

Rodrigo da Silva
Ciências Físicas (UFPA)

Licenciado em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) com mestrado e doutorado pela mesma instituição, tendo sido este último realizado em cooperação com a State University of New York (SUNY), dentro do Programa LBA. Desde 2005 atua no Programa LBA na Amazônia, sendo coordenador regional desde 2009. É professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) em Santarém e diretor de pós-graduação da Universidade Federal do Oeste do Pará. tendo participado da elaboração do inédito curso de Física Ambiental da UFPA, assim como do projeto do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da Amazônia (PGRNA), que atualmente coordena. Sua experiência é na área de Geociências e Física, com ênfase em Micrometeorologia, atuando principalmente em Física do Clima na Amazônia e sua relação com as mudanças no uso da terra e as mudanças climáticas globais.

REGIONAL RIO DE JANEIRO
Vice-presidente: Elisa Reis (UFRJ)

Alexander E. Arbieto Mendoza
Ciências Matemáticas (UFRJ)

Bacharel em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre e doutor em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).Tem pós-doutorado pela UFRJ, onde atualmente é professor.Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Sistemas Dinâmicos, Equações Diferenciais Parciais e Geometria.

Eduardo Souza Fraga
Ciências Físicas (UFRJ)

Possui bacharelado e mestrado em Fisica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Realizou pós-doutorados na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no Brookhaven National Laboratory, em Nova Iorque, e no Laboratório de Física Teórica da Universidade de Paris XI (CNRS, Orsay). É professor do Instituto de Física da UFRJ. Tem experiência na área de Física de Partículas e Campos, especialmente em sistemas em condições extremas, atuando principalmente em modelos efetivos para a QCD, transição de fase quiral, QCD a temperatura e densidade finitas, teoria de campos a temperatura finita, com aplicações em colisões de íons pesados ultra-relativísticos, estrelas compactas e raios cósmicos de altíssima energia.

Emiliano Horacio Medei
Ciências Biomédicas (UFRJ)

Graduado em Medicina pela Universidade de Buenos Aires, com doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-doutorado pela Universidade de Rochester, nos EUA. É professor de Fisiologia e Biofísica de Sistemas na UFRJ/Xerém. Atua principalmente em eletrofisiologia e doença de Chagas. Atualmente desenvolve projetos na área das células-tronco e da terapia celular e é membro do Centro Nacional de Bioimagem (Cenabio) do Instituto Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem (Inbeb).

Flavia Carvalho Alcântara Gomes
Ciências Biológicas (UFRJ)
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é professora da UFRJ e chefe do Laboratório de Neurobiologia Celular do Programa de Biologia Celular e do Desenvolvimento do Instituto de Ciências Biomédicas. É membro do Instituto Nacional de Neurociência Translacional (INNT), tendo experiência na área de Morfologia, com ênfase em Neurobiologia Celular, atuando principalmente na interação neurônio-glia, hormônio da tireóide, diferenciação glial, glia e sinapses, TGFbeta e fatores de crescimento.

Gabriel Rodríguez de Freitas
Ciências da Saúde (UFF)

Graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com fellowship em doenças cerebrovasculares no Centro Hospitalar Vaudois, na Suíça, doutorado em Clínica Médica/Neurologia pela UFF e pós-doutorado em Biofísica Celular pela UFRJ. Atualmente é professor da UFF, coordenador de pesquisas em Neurologia do Instituto DOr de Pesquisa e Ensino, coordenador do Departamento Científico de Doenças Cerebrovasculares da Academia Brasileira de Neurologia, assim como presidente da Sociedade Brasileira de de Doenças Cerebrovasculares. Trabalha principalmente com células-tronco e acidente vascular cerebral isquêmico.

REGIONAL NORDESTE
Vice-presidente: Cid Bartolomeu de Araújo (UFPE)

Antonio Gomes de Souza Filho
Ciências Físicas (UFC)

Com graduação, mestrado e doutorado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC), realizou estágio sanduíche no Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT-EUA). Atualmente é professor do Departamento de Física da UFC e bolsista de produtividade do CNPq, nível 1D. Atua na área de Física da Matéria Condensada com ênfase em Nanociência e Nanotecnologia.

Camila Indiani de Oliveira
Ciências Biológicas (Fiocruz, BA)

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em Ciências (Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro) pela mesma instituição. Atualmente é pesquisadora do Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz/Fiocruz, professora do curso de pós-graduação em Patologia e da Fundação Bahiana Para o Desenvolvimento das Ciências. Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Protozoologia Parasitária Humana e Leishmaniose. Atualmente, vem se dedicando a estudos de interação entre Leishmania e o hospedeiro vertebrado.

Gisele Olímpio da Rocha
Ciências Químicas (UFBA)

Licenciada em Química -Licenciatura pelo Departamento de Química da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e doutorada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), com estágio supervisionado (doutorado sanduíche) na Division of Environmental Health and Risk Management, School of Geography, The University of Birmingham, em Birmingham, no Reino Unido e pós-doutorado em Energia e Ambiente pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente é professora do Departamento de Química Analítica da UFBA e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – nível 2. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental, Química Atmosférica e também em Química de Alimentos, atuando também em biodiesel, compostos orgânicos voláteis e determinação de substâncias orgânicas e inorgânicas em diferentes matrizes.

Severino Alves Jr.
Ciências Químicas (UFPE)

Possui graduação em Quimica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é professor adjunto da UFPE. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Campos de Coordenação, atuando principalmente em luminescência de complexos com íons lantanídeos, síntese de supramoleculas, marcadores fotônicos para o diagnóstico auxiliar de câncer de mama e próstata, carreadores de fármacos e síntese de redes de coordenação.

REGIONAL SÃO PAULO
Vice-presidente: Adolpho Melfi (USP)

Antonio José da Costa Filho
Ciências Físicas (USP)

Possui graduação, mestrado e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (USP), com estágio de doutorado sanduíche na Cornell University (1999-2001). Atualmente é professor associado da USP. Tem experiência na área de Biofísica Molecular, com ênfase em espectroscopia por ressonância magnética, atuando principalmente no estudo de mudanças conformacionais em proteínas e suas interações com modelos de membranas biológicas. Mais recentemente, expandiu seus interesses para incluir também estudos da interação entre pequenas moléculas, como fármacos e complexos metálicos, e modelos de membrana.

Cristiano M. de B. Cordeiro
Ciências Físicas (Unicamp)

Bacharel e mestre em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pós-doutorado na University of Bath, Inglaterra, na área de fibras ópticas micro-estruturadas. Atualmente, é professor do Instituto de Física Gleb Wataghin da Unicamp. Seus estudos são principalmente na área de fibras ópticas, com especial atenção para fibras de cristal fotônico, fibras ópticas especiais com novas funcionalidades, sensores e dispositivos a fibra óptica, proposta/design e fabricação de fibras especiais, óptica não-linear, cristal fotônico, estudo holográfico de redes em materiais foto-sensíveis.

Dario Simões Zamboni
Ciências Biológicas (USP)

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (UnB), doutorado em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e pós-doutorado em Patogenicidade Microbiana pela Universidade de Yale, EUA (2006). Atualmente, é professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP). Tem experiência na área de Microbiologia e Imunologia, com ênfase na interação patógeno-célula hospedeira.

Leandro Helgueira de Andrade
Ciências Químicas (USP)

Possui licenciatura, mestrado e doutorado em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Fez estágio de pós-doutorado na Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é professor do Instituto de Química da USP e diretor da Divisão de Química Orgânica da Sociedade Brasileira de Química (2010-2012). Tem experiência na área de Química Orgânica e desenvolve atividades de pesquisa com ênfase em biocatálise aplicada a síntese orgânica. Atua principalmente na bioprospecçâo de enzimas (álcool desidrogenases) e estudos de reações enzimáticas aplicadas a química de boro e selênio.

Thiago Mattar Cunha
Ciências Biomédicas (USP)

Possui graduação em Farmácia pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), com mestrado, doutorado e pós-doutorado em Farmacologia pela Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto (FMRP-USP). Atualmente, é professor da FMRP-USP. Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Farmacologia da inflamação e da dor, tendo pesquisado os mecanismos envolvidos na gênese da dor inflamatória e neuropática, os mecanismos moleculares envolvidos nos efeitos dos analgésicos e o papel de citocinas e leucócitos nas lesões observadas em doenças inflamatórias.

REGIONAL MINAS/CENTRO-OESTE
Vice-presidente: Francisco César de Sá Barreto (UFMG)

Diego Marques Ferreira
Ciências Matemáticas (UnB)

Possui graduação e mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É doutor em Matemática pela Universidade de Brasília (UnB), sendo o recordista brasileiro em término de doutorado em Matemática em menor tempo. Atualmente é professor do Departamento de Matemática da UnB e professor do Programa de Iniciação Cientifica para alunos medalhistas das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Tem grande interesse por pesquisas em Teoria dos Números, principalmente sobre Teoria Transcendente: Equações Diofantinas Exponenciais, Conjectura de Schanuel, Irracionalidade e Valores Complexos de Funções Transcendentes.

João Trindade Marques
Ciências Biológicas (UFMG)

Graduado em Ciências Biológicas com mestrado e doutorado em Microbiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Fez seu pós-doutoramento na Cleveland Clinic, nos EUA, de 2002 a 2006, trabalhando com o Dr. Bryan Williams no reconhecimento de RNA de fita dupla viral e as implicações para o uso seguro de RNA de interferência em humanos. Em seguida, juntou-se ao grupo do Dr. Richard Carthew, de 2006 a 2010, na Northwestern University em Chicago, onde trabalhou no desenvolvimento do modelo animal de Drosophila melanogaster para o estudo da resposta imune a vírus e o papel das vias de RNAi na defesa contra vírus, utilizando sequenciamento em larga escala. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG e suas pesquisas tratam de virologia, imunidade inata a vírus e nas vias de RNA de interferência.

Jussara Marques de Almeida
Ciências da Engenharia (UFMG)

Possui graduação e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com mestrado e doutorado na mesma área pela University of Wisconsin, nos EUA. Atualmente é professora adjunta da UFMG. Trabalha com sistemas para distribuição de mídia continua, atuando principalmente em sistemas par-a-par, análise de desempenho, poluição de conteúdo e servidor web.

Luiz Gustavo Farah Dias
Ciências Matemáticas (UFMG)

Graduado em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestrado em Economia Matemática pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), doutorado em Matemática também pelo IMPA, um pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pós-doutorado pela University of California, Santa Bárbara, nos EUA (2010). Tem experiência na área de equações diferenciais parciais, com ênfase em equações dispersivas.

Paulo Anselmo Ziani Suarez
Ciências Químicas (UNB)

É engenheiro químico, Mestre em Química e Doutor em Ciências dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e especialista em Ensino a Distância pela Universidade Federal de Brasília (UnB). Realizou doutorado-sanduíche na Université Louis Pasteur (Estrasburgo-França), onde estagiou durante o ano de 1998. Desenvolve projetos de pesquisa na área de processos catalíticos para insumos petroquímicos e oleoquímicos, com especial interesse na área de combustíveis. Atualmente, é professor adjunto no Instituto de Química da UnB.

REGIONAL SUL
Vice-presidente: Francisco Salzano (UFRGS)

Diego Bonatto
Ciências Biológicas (UFRGS)

Graduado em Ciências Biológicas com mestrado e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, é professor da UFRGS e consultor ad-hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Molecular e de Microorganismos, tendo pesquisado Saccharomyces cerevisiae, bioinformática, biologia de sistemas, redes livres de escala, longevidade, senescência e filogenia de proteínas.

Lisiane de Oliveira Porciúncula
Ciências Biológicas (UFRGS)

Licenciada em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Bioquimica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professora adjunta e orientadora de dois cursos de pós graduação na UFRGS. Cursou durante dois anos pós-doutorado no Centro de Neurociências da Universidade de Coimbra (2005), onde atualmente mantém vínculo como pesquisadora convidada. Os projetos desenvolvidos no Laboratório de Estudos sobre o Sistema Purinérgico abrangem temas como receptores de adenosina como estratégias de neuroproteção, interações dos receptores de adenosina com o sistema glutamatérgico e fatores tróficos, mecanismos celulares e moleculares dos efeitos benéficos da cafeína. Em 2006, recebeu o prêmio LOréal- ABC-Unesco para Mulheres na Ciência.

Maria Martha Campos
Ciências Biomédicas (PUC-RS)

Possui graduação em Odontologia com mestrado e doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Seus trabalhos tratam de farmacologia da dor e da inflamação, sistema cininas, citocinas, plantas medicinais.

Patricia Fernanda Schuck
Ciências Biológicas (UNESC)

Possui graduação em Farmácia com habilitação em Análises Clínicas, mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica), todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e orientadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde. Sua pesquisa atual é sobre os distúrbios hereditários do metabolismo intermediário.

Tatiana Roman
Ciências Biológicas (UFRGS)

Graduada em Ciências Biológicas com mestrado e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Genética da UFRGS. Tem experiência na área de Genética Humana, com ênfase em Genética Psiquiátrica, tendo pesquisas relativas ao transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, sistema dopaminérgico e noradrenérgico e estudos de associação.

A Academia Brasileira de Ciências parabeniza todos os eleitos e informa que em breve serão divulgadas as Reuniões Regionais, nas quais os novos Membros apresentarão suas contribuições científicas e receberão seus diplomas. Sejam bem-vindos!