No dia 14 de agosto de 2010 realizou-se em Bangalore, na Índia, o 6º Encontro do Conselho Científico Brasil-Índia, no âmbito do convênio firmado entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Brasil e o Departamento de Ciência e Tecnologia (DST) da Índia.

A abertura foi feita pelos chefes das delegações C.N.R. Rao, presidente honorário do Jawaharlal Nehru Centre for Advanced Scientific Research (JNCASR) e o presidente da ABC Jacob Palis. Na delegação brasileira estavam os coordenadores de área do Conselho Brasil-Índia e Acadêmicos Virgílio Almeida (Ciências da Computação), Carlos Nobre (Impacto do Clima sobre os Oceanos) e Wanderley de Souza (Ciências Biomédicas).

Foram discutidos fundamentalmente o andamento dos projetos e propostos novos grupos de trabalho, em Neurociências e células-tronco. Os grupos já existentes – Ciências Moleculares, Ciência de Materiais, Ciências Físicas, Ciências Matemáticas, Energia Renovável, Ciências da Computação e Ciências Biomédicas – terão continuidade, dado que vêm obtendo ótimos resultados. Atualmente existem 20 projetos de pesquisa conjunta, que foram encaminhados em 2009 e 2010 através de intercâmbio: foram contemplados 25 cientistas brasileiros e 35 indianos. Foi destacado o interesse de ambas as partes em investir em intercâmbio de jovens cientistas, em programas de curta e média duração.

A área de Oceanografia, coordenada pelo Acadêmico Carlos Nobre, passou a se chamar Impactos do Clima sobre os Oceanos e apresentou seus primeiros resultados em evento recente na Índia. Foram propostos cruzeiros oceanográficos conjuntos e modelos de previsão de ondas.


Wanderley de Souza, Carlos Nobre e Virgilio Almeida

As decisões tomadas no encontro incluem a realização de uma nova chamada para propostas e um Congresso de Nanomateriais em agosto de 2011, provavelmente em Foz do Iguaçu. Prof. Rao, que é químico, ressaltou a importância da utilização de grafite e outros materiais carbônicos em Nanotecnologia e vê um enorme espaço para que se desenvolvam essas atividades. Um workshop está sendo planejado, sob coordenação do Prof. Ajay Sood, do Instituto Indiano de Ciência, em Bangalore.

O grupo da Computação foi representado por Virgilio Almeida e Dr. N. Balakrishnan, que decidiram contribuir para o aumento da visibilidade do programa através da criação de um website sobre o Programa de Colaboração Brasil-Índia.