Jacob Palis vencedor do Prêmio BalzanForam anunciados em 6 de setembro os vencedores do Prêmio Balzan 2010: o italiano Carlo Ginzburg, o alemão Manfred Braunek, o japonês Shinya Yamanaka e o brasileiro Jacob Palis. A indicação de Palis foi feita pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

A cada ano, o prêmio é concedido a diferentes áreas. Esse ano, foram premiados o estudo do Teatro, a História Européia, a Biologia e a Matemática. Em 2011 os temas serão a História Antiga, estudos do Iluminismo, Biologia teórica e os primórdios do Universo.

A Fundação Balzan, que concede o prêmio, foi criada pela família do jornalista italiano Eugenio Balzan, que fugiu da Itália para Suíça na década de 30 para escapar do cerco fascista à mídia.

Essa é a primeira vez que um brasileiro é escolhido para receber o prêmio, no valor de 1 milhão francos suíços ou R$ 1,7 milhão. No próximo ano, o prêmio será menor, no valor de 750 mil francos suíços. A metade do valor em dinheiro deve ser investido pelo premiado na pesquisa científica, preferencialmente incentivando jovens talentos.

A premiação acontecerá no dia 19 de novembro, em Roma. Na semana anterior, na mesma cidade, Palis receberá outra enorme honraria – a de ingressar nos quadros da Accademia dei Lincei, a mais antiga Academia de Ciências ativa do mundo.