O matemático Jacob Palis, presidente da Academia Brasileira de Ciências, foi eleito Membro Estrangeiro da mais antiga Academia de Ciências do mundo. Em 2008 já havia sido homenageado com o Prêmio Internacional de Ciências Matemáticas desta Academia em 2008.

Sediada em Roma, a Accademia Nazionale dei Lincei foi fundada em 1603 e teve Galileu Galilei como seu primeiro membro. Desde 1992 atua como consultora científica e cultural do governo italiano.

A Accademia é composta por duas classes: a primeira engloba as Ciências Físicas, Matemáticas e Naturais e a segunda as Ciências Morais, Históricas e Fillológicas. Cada uma dessas classes é composta por 90 Membros Nacionais, 90 Membros Correspondentes e 90 Membros Estrangeiros.

Sua sede fica no Palazzo Corsini, um dos mais magníficos palácios do século 18 de Roma. Em 1883 foi comprado pelo governo italiano e utilizado como sede da então denominada Real Accademia dei Lincei. Abriga uma preciosa biblioteca e uma vasta coleção de pinturas, doadas pelo príncipe Tommaso Corsini.