Os procedimentos de avaliação de mérito científico que têm orientado a atuação do CNPq, da Capes e das FAPs estaduais contribuíram muito decisivamente para o notável progresso da ciência brasileira observado nas últimas décadas. Mas pode ser que tais procedimentos tenham promovido mais o crescimento quantitativo do que a elevação da qualidade. O I Simpósio Nacional de Avaliação Científica (I SNAC) se propões a discutir aperfeiçoamentos que possam também promover um salto de qualidade em nossa ciência.

Programação

Doze conferencistas convidados, pesquisadores brasileiros de destaque das ciências duras e da engenharia, além dos presidentes do CNPq e da Capes, apresentarão exposições de 15 minutos. Após as palestras, haverá duas horas destinadas ao debate público em que pessoas presentes terão a palavra, mediante inscrição. No dia 21/09, os doze palestrantes convidados permanecerão em Brasília para redigir um documento para as agências de fomento à ciência. O simpósio será transmitido ao vivo pela Internet.

Comitê do Programa

Adalberto Luis Val – INPA
Alaor Silvério Chaves – UFMG (Coordenador)
Aldo Malavasi Filho – SBPC e USP
Jailson Bittencourt de Andrade – UFBA
Marcelo Viana – IMPA
Paulo Murilo Castro de Oliveira – UFF

Palestrantes

Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho – CNPq
Jorge Almeida Guimarães – Capes
Alberto Saa – Unicamp
Álvaro Toubes Prata – UFSC
Carlos Alfredo Joly – Unicamp
Cezar Zucco – UFSC
Cláudio José Barros de Carvalho – UFPR
Francisco Cribari – UFPE
Jailson Bittencourt de Andrade – UFBA
João Lucas Marques Barbosa – UFC
Luiz Bevilacqua – UFRJ
Márcio de Castro e Silva – ESALQ
Mauro Copelli – UFPE
Paulo Sérgio Lacerda Beirão – UFMG

Este evento será realizado no dia 20 de setembro, 2ª feira, em Brasília, no Centro Internacional de Física da Matéria Condensada e está sendo organizado pela Sociedade Brasileira de Física, com apoio da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).