A Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (FUNTAC) foi criada em 1987 com o objetivo de colaborar com o desenvolvimento científico e tecnológico dos setores público e privado, bem como de comunidades tradicionais do Estado do Acre.

A FUNTAC apoia pesquisas nas áreas de materiais alternativos de construção e habitação popular, além de importantes trabalhos na área florestal e de biodiversidade, valorizando sempre o uso dos recursos disponíveis locais, o que vem resultando em geração de conhecimentos e importantes produtos para contribuir com o desenvolvimento econômico e social do estado. Realiza esforços na criação de competências multiplicadoras para que as tecnologias geradas sejam incorporadas aos sistemas de produção praticados no Estado.

Compete a FUNTAC apoiar atividades dos diversos setores econômicos, através de modelo tecnológico apropriado à realidade regional inovando, adaptando e transferindo tecnologias de interesse regional.

Um dos Projetos Especiais apoiados pela FUNTAC é a Preservativos Natex, uma fábrica estabelecida no município de Xapuri, a primeira empresa no mundo a produzir preservativos de látex nativo. Seu processo de criação foi iniciado em 2001, quando começaram os estudos de viabilidade técnica e econômica, finalizados em 2003. Dois lotes foram produzidos em indústrias nacionais (2000 e 2003), validando a eficácia do uso do látex nativo.

A fábrica de preservativos Natex tem como objetivos ampliar o parque tecnológico brasileiro de insumos para prevenção das DST/AIDS e hepatites virais, desenvolver tecnologia para aumentar a competitividade dos produtos da floresta amazônica, promover a competência local e regional para o desenvolvimento regional sustentável da região Amazônica, viabilizar a economia extrativista da borracha natural através da diversificação de produtos industrializados e contribuir para elevar a qualidade de vida dos seringueiros.

Apresentada pelo gestor de Qualidade da empresa, Ladislau de Oliveira Santos, a fábrica atua em parceria com outras instituições da região, inclusive na capacitação de seringueiros para a coleta do látex e de colaboradores internos do complexo fabril, visando aprimorar técnicas e práticas para garantir a qualidade do produto. “Para preservar as características do material, ele tem que ser mantido em estado líquido, não coagulado”, explicou Ladislau.

Atualmente são 700 as famílias qualificadas para fornecem o látex para a fábrica. Para tanto, foi organizado um banco de dados georeferenciado, contendo informações como número de pessoas por família, números estradas de seringais e de árvores produtivas, além de coordenadas geográficas de cada unidade produtiva.

O apoio da FUNTAC envolve o monitoramento do desmatamento, a estrutura de apoio para a manutenção e acondicionamento dos utensílios, a organização das cooperativas e o monitoramento da qualidade do látex, com fornecimento de anti-coagulante.

“O nosso produto supera o dobro do mínimo exigido pelos órgãos reguladores (Anvisa e Inmetro) no que concerne à capacidade volumétrica e pressão de estouro de preservativos masculinos. Além disso, nosso sistema de gestão de qualidade já é certificado internacionalmente pela ISO 9001/2008”, relata Ladislau. Atualmente, a FUNTAC trabalha no desenvolvimento de um lubrificante natural e de um gel com ação retardante da ejaculação, baseados na utilização de espécies nativas da região.

A produção anual é de 100 milhões de unidades, com a oferta de 150 empregos diretos na indústria. O empreendimento resultou em expressivo aumento da renda média por família. “O seringueiro recebe R$ 4,80 por quilograma de borracha seca, o que vem promovendo um incremento médio de R$ 3.400,00 por família no período de safra, dutante sete meses por ano”, concluiu Ladislau, valorizando o aspecto da inclusão social promovida pelo Governo do Acre.