O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva nomeou em 29/7 o físico e Acadêmico Cylon Gonçalves da Silva para o cargo de presidente da Ceitec S.A. Ele assume a empresa com a missão de gerir o conjunto de ações previstas pela estatal líder em semicondutores na América Latina, ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia. A posse está marcada para a próxima quarta-feira (4 de agosto), às 16h no Ceitec, em Porto Alegre (RS).

Cylon Gonçalves da Silva é PhD em física pela Universidade da Califórnia, Berkeley. Graduou-se em física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Seus últimos trabalhos foram como diretor de desenvolvimento da Editora Oficina de Textos e coordenador adjunto da Diretoria Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), em 2009.

Entre 2004 e 2005, o físico foi secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência e Tecnologia (Seped/MCT). Coordenou estudo para a criação do Centro Nacional de Referência em Nanotecnologia (sediado em Campinas) e foi consultor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). Foi o coordenador do Livro Verde da Ciência – Sociedade da Informação no Brasil, (resultado da 1ª Conferência Nacional de C&T, em 2001).

No período 1978/1980 foi Maître-Assistant, depois professor visitante, na Universidade de Lausanne e Pesquisador Visitante na École Normale Supérieure (Paris). Em 1985/1986, foi Pesquisador Visitante na IBM, Yorktown Heights.

De volta ao Brasil, ainda em 1986, Cylon coordenou a implantação do Laboratório Nacional de Luz Sincontron para o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Grande parte da sua produção científica é dedicada a pesquisas sobre propriedades magnéticas e eletrônicas de materiais e a estudos sobre super-redes semicondutoras semi-magnéticas. Tem cerca de 70 artigos publicados, cinco livros editados e inúmeras comunicações em congressos.

O físico foi o iniciador da série de conferências da Escola Brasileira de Física de Semicondutores. Foi membro do Comitê de Programa da Conferência Internacional de Física dos Semicondutores.

Ceitec

A Ceitec S.A. é especializada no desenvolvimento e produção de application-specific standard products (ASSPs). O Design Center, localizado em Porto Alegre , tem capacidade para desenvolver chips de alta tecnologia, exercendo papel estratégico para a indústria microeletrônica do País. A fábrica, em fase final de implantação e certificação, será a única da América Latina capaz de produzir chips. A Ceitec S.A. coloca o Brasil entre os principais países do mundo no desenvolvimento de microeletrônica avançada.