O Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) divulgou na noite desta terça-feira, 29 de junho, o nome do ganhador do 30º Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnologia, categoria “Divulgação Científica e Tecnologia”, edição 2010.

Por meio de votação, o agraciado desta edição foi o pesquisador e Acadêmico Roberto Lent, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Instituto Ciência Hoje. O prêmio atribuído à categoria Divulgação Científica e Tecnológica é destinado a um pesquisador ou escritor que tenha contribuído de forma significativa na divulgação científica para o grande público.

Reunida no CNPq, a Comissão Julgadora do Prêmio, presidida por Antônio José Silva Oliveira, professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), avaliou os 110 trabalhos recebidos, observando o conjunto da obra e os respectivos currículos dos candidatos.

Nesta edição, o número de trabalhos inscritos bateu recorde, tendo um crescimento de 100% com relação a 2007, edição que concorreu também à modalidade “Divulgação Científica e Tecnologia”. Dos trabalhos inscritos, 72% foram oriundos de universidades, 16% de centros de pesquisa e o restante de autônomos e museus.

Segundo a comissão, Roberto Lent foi agraciado devido ao amplo e contínuo conjunto de sua obra como divulgador da ciência e pela sua grande contribuição à ciência brasileira.

A entrega do prêmio será realizada na abertura da 62ª Reunião Anual da SBPC, no próximo dia 25 de julho, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O vencedor será agraciado com montante de R$ 20 mil e diploma, além de passagem aérea e hospedagem para participar da solenidade.

Trajetória

Roberto Lent possui doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), e pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology (1979-82). Iniciou suas atividades de divulgação científica em 1977, como secretário regional da SBPC no Rio de Janeiro.

Sua primeira publicação foi na revista “Ciência Hoje”, onde escreveu o seu primeiro artigo de divulgação científica, intitulado “Cem Bilhões de Neurônios”, título esse empregado no livro de neurociência publicado em 2002 pela editora Atheneu. Desde 1982, esteve ligado ao projeto da “Ciência Hoje”, como editor e membro do conselho diretor.

Atua principalmente na divulgação científica para adultos e crianças, com livros publicados para ambos. Em 2004 e 2005 escreveu uma série de cinco livros infantis sobre neurociência (“Aventuras de um Neurônio Lembrador”), publicada pela editora Vieira&Lent. Em 2006, fez o roteiro de uma série de historias em quadrinhos (“As Aventuras de Zé Neurim”), veiculadas na versão on-line da “Ciência Hoje das Crianças”.

Lent é professor titular da UFRJ, atualmente diretor do Instituto de Ciências Biomédicas, onde também chefia o Laboratório de Neuroplasticidade. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), membro do Conselho Técnico-Científico do Ensino Básico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Foi diretor e é atualmente presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Ciência Hoje, além de escrever regularmente para a revista “Ciência Hoje On-line” e outros veículos.

Prêmio

O Prêmio José Reis de Divulgação Científica é uma iniciativa do CNPq busca premiar profissionais de alto nível que contribuem com eficiência para a divulgação do conhecimento científico e tecnológico. O prêmio é uma homenagem ao médico, pesquisador, jornalista e educador José Reis, falecido em 2002, aos 94 anos de idade. É concedido anualmente, em sistema de rodízio entre três modalidades: Divulgação Científica e Tecnológica, Jornalismo Científico e Instituição.

A Comissão Julgadora da edição deste ano, nomeada pelo presidente do CNPq, Carlos Alberto Aragão, foi composta por Antônio José Silva Oliveira (UFMA), presidente da comissão; Aldo de Albuquerque Barreto, da Revista Datagramazero; Dietrich Schiel, da Universidade de São Paulo (USP); Maria das Graças Lins Brandão, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Maria das Graças Conde Caldas, da Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC); Osmir Nunes, da Associação Brasileira de Divulgação Científica (Abradic); Ana Maria Fernandes, representante da SBPC; e Alan Alexander Mendes Lemos, pela Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), pela Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica (Abipti) e pela Associação Nacional das Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).