Leia o artigo do Acadêmico Wanderley de Souza, diretor de Programas do Inmetro, publicado no Monitor Mercantil em 11/6:

“Brasil e Alemanha são parceiros em muitas iniciativas econômicas e científicas devidamente reconhecidas oficialmente através de tratados de cooperação. Na área comercial Alemanha é hoje o principal parceiro brasileiro entre os países que compõem o Mercado Comum Europeu. Na área científica é crescente a cooperação entre a Capes e o CNPq, pelo lado brasileiro, e instituições como o DADD, pelo lado alemão, propiciando intenso intercâmbio de estudantes de pós-graduação e de pesquisadores entre os dois países. As solenidades de concessão do prêmio Personalidade Brasil-Alemanha, patrocinado pela Câmara Brasil-Alemanha de Comércio, tem criado um ambiente favorável à intensificação da cooperação entre os dois países.

No período de 31 de maio a 2 de junho último tive a oportunidade de integrar uma missão do governo brasileiro que participou de três atividades simultâneas na cidade de Munique: a Reunião da Comissão Mista Brasil-Alemanha de Cooperação Científica e Tecnológica, o Encontro Econômico entre Brasil e Alemanha 2010 e um encontro sobre Agribusiness e Inovação. Em todos as reuniões ficou claro o reconhecimento pelos colegas da Alemanha do papel relevante que o Brasil vem desempenhando nessas áreas , agora não mais como uma liderança sul americana mas como um interlocutor com influência crescente no cenário internacional.

É óbvio que os laços afetivos, resultantes de significativo processo migratório e estabelecimento de inúmeras famílias alemãs no Sul do Brasil, ajudam nestes momentos de discussão. Não por acaso a primeira atividade social da programação constituiu na inauguração da exposição intitulada “Top Secret Mission-Annelie Von Leuchtenberg becomes Empress of Brasil”, realizada no belíssimo Palácio de Leuchtenberg, mostrando ilustrações e documentos sobre o casamento por procuração de Amélia de Leuchtenberg com D. Pedro I, então Imperador do Brasil, realizado em 2 de agosto de 1829, a viagem realizada para o Brasil, com saída de Munique em 4 de agosto e chegada ao Rio de Janeiro em 17 de outubro do mesmo ano.

As conversações no campo econômico foram intensas. Desde o início ficou claro um grande interesse de empresas da Alemanha que atuam na área da infra-estrutura em participarem intensamente dos empreendimentos brasileiros necessários para o sucesso da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016. Um momento marcante, foi a solenidade de outorga a Miguel Jorge, ministro do Desenvolvimento Econômico e do Comércio Exterior, do Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha de 2010, em solenidade realizada no Residenz, antigo palácio real e uma das principais atrações da cidade.

As conversações no campo da Ciência, Tecnologia e inovação foram também profícuas, com a definição de áreas e de temas prioritários para a cooperação entre os dois paises. Entre estas destacamos a Biotecnologia, a Nanotecnologia, Tecnologia Industrial e Engenharia de Produção, Área Espacial, Meio Ambiente, Energias Renováveis e Sustentabilidade.

Por último cabe ressaltar a participação nas discussões de várias autoridades dos dois países, incluindo ministros de estado, o que assegura o incremento nas relações entre Brasil e Alemanha nos próximos anos.”