Dentro da Reunião Magna da ABC 2010, será realizada na 3a feira, dia 4 de maio, às 16:45h, no auditório da Academia Brasileira de Ciências, localizada na Rua Anfilófio de Carvalho, 29, 3o andar, uma Conferência Magna com o Prêmio Nobel de Química, Prof. Yuan Tseh Lee.

Yuan Tseh Lee nasceu em Taiwan, no ano de 1936. Iniciou seus estudos durante a ocupação japonesa, tendo sido interrompidos pela 2a Guerra Mundial. Mesmo assim, além de destacar-se nos times de beisebol e de pingue-pongue quando pequeno e no tênis e no trombone no ensino médio, Lee tinha grande interesse pelo estudo das Ciências Exatas e Sociais, assim como pela literatura. Inspirado pela biografia de Mme. Curie, decidiu tornar-se um cientista.

Por sua excelência estudantil, entrou direto para a Universidade Nacional de Taiwan sem fazer provas e destacou-se no curso de Química. Fez o mestrado na Universidade Nacional de Tsinghua estudando radioisótopos naturais e foi então para a Universidade de Berkeley, nos EUA, para doutorar-se orientado pelo Prof. Bruce Mahan, a cujo grupo associou-se depois de formado.Em 1967 foi cursar um pós-doutorado na Universidade de Harvard e em seguida aceitou o cargo de Professor Assistente do Departamento de Química da Universidade de Chicago, onde desenvolveu sua brilhante carreira acadêmica até 1974. Neste ano, foi para a Universidade da Califórnia como pesquisador principal e tornou-se cidadão norte-americano.

De volta a Taiwan em 1994, Yuan Lee passou a coordenar a academia nacional de pesquisa mais importante do país, que abriga pelo menos 30 institutos nas áreas de ciências humanas, sociais, físicas e biológicas. Suas principais contribuições à pesquisa estão ligadas à resolução de problemas associados à dinâmica das reações químicas, aos processos fotoquímicos e à espectroscopia molecular.

Entre as dezenas de prêmios que recebeu, foi homenageado com o Prêmio Nobel de Química em 1986.

Ainda em seu país, realizou estudos de graduação e mestrado. Em 1962, mudou-se para os Estados Unidos, onde cursou pós-doutorado em Harvard e atuou durante 32 anos na Universidade da Califórnia, em Berkeley, e na Universidade de Chicago. Integrou importantes conselhos científicos de âmbito nacional nos Estados Unidos.