O Simpósio de Jovens Cientistas da ABC – Região Norte foi realizado em Manaus, no dia 22 de abril de 2010, organizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), intituição dirigida por Adalberto Val, vice-presidente da ABC Regional Norte.

Val procedeu a abertura do evento, tendo suas palavras seguidas pelas do presidente da ABC, Jacob Palis, que reiterou sua satisfação em conhecer e ouvir os Afiliados da ABC, assim como os outros indicados nos anos anteriores. Apresentaram-se quatro dos cinco Membros indicados em 2009 e seis indicados anteriormente. Na platéia, além de diversos estudantes e pesquisadores da região e dos familiares dos novos Membros, estavam os Acadêmicos Titulares Roberto DallAgnol, Tetsuo Yamane, Philip Fearnside, Renato Tribuzy e João Lúcio de Azevedo, além da historiadora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) Patrícia Sampaio, diretora técnico-científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), que mostrou-se bastante entusiasmada pelo fato de três dos jovens indicados para a ABC serem bolsistas da Fundação.

A biologista molecular Ândrea Ribeiro dos Santos da Universidade Federal do Pará (UFPA), indicada como Membro Afiliado da ABC para o período de 2008 a 2012, mostrou resultados de suas pesquisas sobre padrões de expressão de mini-RNAs em tecido gástrico normal. Rodrigo Stábeli (2008-2012), biólogo do Instituto de Pesquisas em Patologias Tropicais da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), falou sobre inovações na busca de medicamentos e diagnósticos para as doenças tropicais, mostrando trabalho que parte da biodiversidade amazônica para a Nanotecnologia. O geólogo da UFPA Pedro Walfir (2008-2012) tratou de um modelo evolutivo para a formação de manguezais na costa amazônica, a partir de dados morfológicos, estratigráficos e de sensoriamento remoto.

Luis Carlos Crispino, João Vicente Braga, Marina Anciães, Jacob Palis,
Adalberto Val, Marcelo Vallinoto e Marcílio de Freitas

Apresentaram-se então os novos Membros Afiliados, indicados em 2009, começando pelo biólogo do INPA João Vicente Braga de Souza, que falou sobre a Biotecnologia e os fungos amazônicos. O físico da UFPA Luis Carlos Bassalo Crispino tratou da teoria quântica e espaços curvos. Em seguida, o biomédico e biologista molecular da UFPA Marcelo Vallinoto mostrou seu trabalho sobre filogeografia de vertebrados na Amazônia e, logo após, a bióloga do INPA Marina Anciães exibiu seus resultados de pesquisa sobre uma ave da Amazônia, o tangará, utilizado como modelo em estudos comportamentais, ecológicos e evolutivos. A nova Afiliada Noemia Ishikawa, microbiologista do INPA, não pode comparecer, por estar cursando pós-doutorado no Japão, mas enviou um vídeo de uma entrevista ao Fantástico na qual falava sobre os cogumelos da Amazônia como um surpreendente tema de pesquisa para a Ciência.

Mais três Afiliados de anos anteriores expuseram seus trabalhos: a química da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) Sandra Zanotto (2007-2011) apresentou os projetos de pesquisa desenvolvidos em sua universidade no Programa de Biotecnologia e Recursos Naturais da Amazônia, do qual é coordenadora. O biólogo Rubens Tomio Honda (2007-2011), do Centro Universitário Nilton Lins (CUNL), falou sobre suas pesquisas em proteômica de peixes, buscando biomarcadores de poluição e utilizando técnicas para analisar aspectos hormonais dos peixes, visando à reprodução, além de mostrar seu trabalho com tratamento de resíduos e manejo de água. Finalmente, o biólogo da UFAM Marcelo Menin (2008-2012) encerrou as apresentações, tratando da situação atual e perspectivas da Ecologia e diversidade de anfíbios na Amazônia.

Após a parte científica, ocorreu a cerimônia de titulação dos novos Membros Afiliados, que contou com a presença na mesa do secretário de Estado de C&T do Amazonas, Marcílio de Freitas; do diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria de (Semtec) Fábio Gomes Naveca; do pró-reitor de Extensão da UFAM, Frederico Arruda; do vice-presidente regional da ABC Adalberto Val e do presidente Jacob Palis. Apresentados por seus “padrinhos” científicos, em discursos bastante emocionados, os Afiliados receberam seus diplomas. Noemia Ishikawa foi representada por seu pai, acompanhado de toda a família para agradecer o reconhecimento ao trabalho de sua filha. O Membro Titular da ABC João Lúcio de Azevedo, engenheiro agrônomo e geneticista, saudou os novos Acadêmicos, e João Vicente Braga falou em nome dos empossados.

“Sou caboclo do Amazonas. Sou comedor de farinha amarela, tucupi, coentro e jaraqui. Sou filho de cearense com paraense. Sou preto, sou branco, sou índio. Sendo assim, eu posso falar”… e assim Braga (ao lado na foto com Patricia Sampaio, da Fapeam) desenvolveu seu discurso, contando que ao saber da indicação para a ABC se perguntou “Porque eu?” E contou que encontrou a resposta ao conhecer os outros indicados – Marina, Noemia, Marcelo e Luis Carlos. “Somos jovens doutores que temos algumas coisas em comum: o amor pela pesquisa, a preocupação com a produção científica de nossas instituições e, principalmente, aspirações e sonhos para o desenvolvimento da Região Norte do país.”

Motivando esses sonhos, segundo João Vicente, estão diversos fatos. “A condição humana na Amazônia precisa ser melhorada, temos cidades com baixos índices de desenvolvimento social, metrópoles que não tratam seus esgotos, uma pobreza que destrói a floresta. A Amazônia precisa de educação. Nós educamos outros mestres e doutores, que educam professores de Ensino Médio que, por sua vez, educam uma população que precisa de saúde, trabalho, menor desigualdade social e segurança.” Por tudo isto, concluiu João Vicente, ele diz que encontrou a resposta à sua pergunta inicial. “Somos jovens pesquisadores comprometidos com o desenvolvimento regional e da Ciência brasileira, Estamos, portanto, afinados com as propostas da Academia Brasileira de Ciências. Agradecemos, portanto, a honraria que nos foi concedida ao sermos convidados a fazer parte de uma comunidade tão especial e desde já nos dispomos a atuar de forma a merecer a confiança que em nós foi depositada.”

Em breve, pubicaremos um Especial sobre os novos Membros Afiliados da Região Norte. Sejam muito bem vindos à Casa.