A Conferência Internacional sobre Sistemas Dinâmicos, realizada regularmente no Estado do Rio de Janeiro, reuniu em Búzios mais de 200 matemáticos dos mais diversos países. O evento ocorre desde 1971 e se repete a cada quatro ou cinco anos. Outros eventos sobre o tema são realizados em outros locais também com regularidade, de forma que todo ano ocorre um grande congresso de especialistas da área de Sistemas Dinâmicos.

De acordo com o Acadêmico Carlos Gustavo Moreira, um dos membros do Comitê Organizador, este ano foi proposta a comemoração dos 70 anos do presidente da ABC, Jacob Palis, pesquisador do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), dentro da Conferência, que passou então a homenageá-lo. “Nada mais justo, dado que Palis é considerado um dos pais da moderna teoria dos Sistemas Dinâmicos, a que se dedica desde os anos 70, quando a área começou a crescer. Ele teve em torno de 50 alunos que trabalham em vários países, criou uma escola muito sólida no Brasil e na América Latina. Ele foi responsável por um desenvolvimento bastante importante na teoria dos Sistemas Dinâmicos, não só aqui, mas também internacionalmente.”

O Acadêmico do IMPA Maurício Matos Peixoto avaliou o evento como “do mais alto nível. Em sua opinião, é muito importante o reconhecimento ao trabalho de Palis, “que tanto contribuiu não só para a pesquisa matemática em si como para a organização da pesquisa no país, no sentido de formar novos quadros.”

O jovem matemático Artur Ávila, também membro do Comitê Científico e destacado pesquisador do IMPA, considerou a Conferência bastante diversiificada em termos das abordagens relativas ao tema e de alta qualidade científica. “Conseguimos reunir vários alunos do Jacob, que vieram do mundo inteiro. Isso demonstra como ele é querido na comunidade matemática da área”.Em sua árvore genealógica científica estão listados 41 filhos científicos e 137 netos e bisnetos.

O pesquisador do IMPA Enrique Pujals, também membro do Comitê Científico – que contou ainda com os Acadêmicos Marcelo Viana, Welington Celso de Melo e Jean-Christophe Yoccoz -, fez sua palestra no evento abordando exatamente a grande contribuição de Palis para a área de Sistemas Dinâmicos. “As contribuções do Jacob podem ser colocadas em três categorias: estabilidade global, teoria das bifurcações, formulação de conjeturas e planos guias, que têm permitido o entedimento globais das dinâmicas”. Segundo Pujals, os trabalhos de Palis misturam, de forma extremamente rica e engenhosa, enfoques globais com análises locais. “Sua forma de entender e encarar os problemas, a visão que se manifesta nas reformulações deles e as estratégias elaboradas em suas contribuções continuam e dever continuar servindo de forte inspiração para muitos matemáticos.”


Enrique Pujals, Carlos Gustavo Moreira, Artur Ávila, Jacob Palis,
Welington de Melo e Jean-Christophe Yoccoz

“O programa de Palis influenciou muito meu trabalho, tenho grande apreço pelo apoio e estímulo que ele me deu”, destacou o matemático russo Vadin Kaloshin, do California Institute of Technology, ao iniciar sua palestra na manhã de sábado, 26 de fevereiro.

Á tarde, houve uma missa em homenagem ao aniversariante na pequena capela do Hotel Atlântico Búzios, onde ocorreu o evento. A missa foi proferida pelo matemático e padre norte americano Paul Schweitzer, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Ele fez uma relação entre os insights na pesquisa matemática e a graça divina, observando que, em seu ponto de vista, a matemática é o estudo de como Deus construiu a natureza e que Palis é um homem abençoado, pela multiplicação que realizou do conhecimento a que dedicou sua vida.

À noite, na festa comemorativa do aniversário propriamente dito, os participantes do evento compareceram em peso e grande parte dos seus alunos estiveram presentes, numa bela homenagem ao seu mestre. Emocionado, Palis agradeceu a todos e disse que tudo que realizou foi apenas perseguir um sonho, de passar conhecimento e investir em jovens talentos promissores. “Meu maior desejo hoje é que esses meus descendentes científicos dêem continuidade a esta árvore por muitas e muitas gerações.”

O evento foi organizado pelo IMPA, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCTMat), Pronex Dynamical Systems e DynEurBraz, Capes, CNPq, Faperj e Fapesp, com o apoio da ABC.