Enquanto era aguardada a chegada do governador Sérgio Cabral, os vários Acadêmicos e representantes de empresas como o BNDES e a Oi já reunidos em salão do Palácio Laranjeiras, no Parque Guinle, Rio de Janeiro, foram surpreendidos com a necessidade de evacuação do prédio. O fogo ocorreu no segundo andar, em uma das alas do Palácio. A energia caiu e a fumaça deixou o local inóspito. Os convidados aguardaram algum tempo nos jardins enquanto os bombeiros trabalhavam, mas foi então solicitada a saída de todos, por questões de segurança.

A equipe do Cerimonial do Governador tentou transferir imediatamente o evento para o Palácio Guanabara, mas não foi possível. Assim, o Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, Alexandre Cardoso, que estava do lado de fora, pois já não havia podido entrar em função do incêndio, fez um breve pronunciamento aos presentes explicando o ocorrido e transferindo a cerimônia para daqui a 15 dias. Assim que a nova data for marcada, divulgaremos a todos.

Estava presente o arquiteto responsável pelo projeto inicial, Hircio de Miranda, que seria apresentado na oportunidade. Veja as fotos no álbum abaixo.