Em função do falecimento do Acadêmico Ernesto Paterniani, a Diretoria da ABC convidou o geneticista Paulo Arruda para ocupar a vaga das Ciências Agrárias no Conselho Consultivo. Este Conselho se reúne sempre que convocado, sendo que há tradicionalmente um encontro durante a Reunião Magna, que ocorre sempre no mês de maio. É uma reunião aberta, na qual são apresentadas e debatidas idéias para o desenvolvimento das atividades da ABC.

Este ano, especialmente, deverá ser considerada uma proposta da ABC, possivelmente em parceria com a SBPC, sobre a elaboração de um documento similar ao publicado em 2006 com sugestões na área de C,T&I para o novo Governo. O tema principal seria Política de C&T como Política de Estado, e o Prof. Luiz Davidovich já concordou em liderar o grupo que elaborará o documento.

Professor de Genética da Unicamp, Paulo Arruda desenvolveu pesquisas de ponta em biologia molecular de plantas. Participou do mapeamento genético da Xylella Fastidiosa, a bactéria causadora da praga conhecida como “amarelinho” que atacava as plantações de laranja do Estado de São Paulo. Foi um dos fundadores da Alellyx Applied Genomics, empresa de beneficiamento de plantas criada por um grupo de pesquisadores brasileiros, vendida no ano passado para a Monsanto. Coordena também um grupo de Educação em Ciências, que atua na atualização de estudantes e professores de ensino médio da rede pública da região de Campinas.