A data em que o o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) celebra aniversário é o dia 14 de maio, mas as atividades já estão a todo vapor na instituição. A 8ª edição do Programa de Verão tem reunido estudantes, pesquisadores, professores e outros profissionais que atuam em diferentes ambientes sociais. Jornadas, minicursos, palestras e outros encontros acadêmicos compõem o evento, que este ano está mais extenso do que as versões anteriores.

Além das atividades científicas e de ensino em pós-graduação, o LNCC produz divulgação científica para a comunidade de Petrópolis (RJ) e cidades vizinhas. Segundo o diretor do laboratório, Pedro Leite da Silva Dias, conquistar esse tipo de público é fundamental para o futuro da ciência no país e para o próprio processo de desenvolvimento educacional e da consciência cidadã.

“Este ano, o LNCC promoverá pela terceira vez consecutiva o Programa Fique Por Dentro, um ciclo de palestras mensal que aborda temas científicos de correntes de estudos variadas. Outro destaque, quanto à divulgação científica para a comunidade, é a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Em 2009, realizamos atividades para estudantes de Petrópolis inteira, dos ensinos fundamental e médio”, comenta Pedro Leite, que acrescenta:

“Eles foram convidados a viver no ambiente de pesquisa, tendo que construir equipamentos numa oficina mecânica. Fico extremamente otimista ao ver o entusiasmo dos nossos jovens, a curiosidade e a vontade de aprender mais e mais”, conclui o pesquisador da área de Ciências Atmosféricas.

Os dois eventos citados pelo diretor se encaixam no chamado eventos de popularização científica, cuja proposta é exatamente a de contribuir para a implantação de uma cultura social baseada na educação, ciência e tecnologia, aspectos considerados fundamentais para o desenvolvimento da humanidade.

Além do Fique Por Dentro e da Semana Nacional de C&T, o LNCC participa da organização do Festival de Tecnologia de Petrópolis (FTP), em agosto.

Em 2009, o Laboratório Nacional de Computação Científica promoveu 31 eventos (cinco de popularização e 26 dos conhecidos como especificamente científicos, cujo público-alvo são, basicamente, os pesquisadores). Ao todo, um público de mais de 4 mil pessoas prestigiaram os esforços a favor do conhecimento.