O Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP promoverá uma Sessão Solene no dia 8/12 para a outorga póstuma do título de Professor Emérito ao Acadêmico da área de Ciências Matemáticas Imre Simon, A sessão será presidida pelo Acadêmico Paulo Domingos Cordaro, diretor do IME/USP.

Imre Simon nasceu na Hungria em 1943 e sua família emigrou para o Brasil em 1957. Formado em Engenharia Eletrônica pela Escola Politécnica da USP, cursou doutorado na Universidade de Waterloo (Canadá e desenvolveu sua carreira acadêmica no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME/USP). Tornou-se Professor Livre Docente em 1978 e Professor Titular em 1985. Aposentou-se em 2002, mas continuou trabalhando.

As contribuições de Simon à teoria algébrica dos autômatos são conhecidas internacionalmente e estudadas até hoje. Contribuiu decisivamente para que o IME/USP se tornasse um centro de excelência em teoria da computação. Foi um dos idealizadores de eventos como as Escolas de Computação e os simpósios Latin American Theoretical Informatics Symposium (LATIN) e participou de comitês de órgãos de fomento, tendo sido presidente da Sociedade Brasileira de Matemática. Há alguns anos, dedicou-se a estudar aspectos da tecnologia da informação e seus impactos sócio-econômicos, organizando encontros, ministrando palestras e coordenando projetos.

O matemático recebeu inúmeros prêmios, como o Prêmio Jabuti, prêmio científico da Union des Assurances de Paris, Prêmio de Mérito Científico da Sociedade Brasileira de Computação. Era membro da Ordem Nacional de Mérito Científico (Grã-Cruz).

A Sessão Solene da Congregação do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo será no dia 8.12, 3ª feira, às 19h, no Auditório Jacy Monteiro, Bloco B, IME/USP.