O pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT), de São José dos Campos (SP) e Acadêmico Carlos Nobre foi o ganhador do Prêmio WWF-Brasil Personalidade Ambiental. Ele foi escolhido pelos estudos desenvolvidos sobre mudanças climáticas e os efeitos do aquecimento global na Amazônia. A entrega do prêmio foi no dia 13 de outubro, no Rio de Janeiro, a bordo de um veleiro holandês que refaz o trajeto do cientista inglês Charles Darwin, há 177 anos, em expedição que levou às primeiras descobertas que o levaram à formulação da Teoria da Evolução das Espécies. Essa foi a segunda edição do Prêmio WWF-Brasil Personalidade Ambiental. Na primeira, em 2006, a ganhadora foi a então ministra do meio Ambiente, Marina Silva.

Medalha da EGU

Já em 23 de outubro, Nobre foi homenageado com a Medalha Alexander von Humboldt da União Européia de Geociências (EGU, na sigla em inglês), criada como forma de reconhecimento ao trabalho de cientistas de destaque oriundos de países em desenvolvimento que tenham atuação internacional de alto nível em Geociências e Ciências Espaciais e Planetárias.

Apenas um cientista é escolhido por ano, desde 2006, sendo Carlos Nobre o primeiro brasileiro. A medalha será entregue em maio de 2010, em Viena, durante a Assembléia Geral da EGU, quando o Acadêmico fará uma palestra para um público interdisciplinar e de jovens cientistas.

Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas

Com lançamento marcado para 24 de novembro, o Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC) terá Carlos Nobre como presidente do Conselho Diretor, a convite do ministro Sergio Rezende. O Comitê Científico será presidido pela Dra. Suzana Kahn Ribeiro. Nessa data serão realizadas reuniões para definição de missão, objetivos e estrutura do Painel, planejamento de cronograma, composição do Comitê Científico, formação de grupos de trabalho, ações de implementação, atribuição de responsabilidades e propostas para os próximos passos.