O físico brasileiro Constantino Tsallis, pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), recebe homenagem na Coreia do Sul por sua contribuição à física contemporânea. A premiação aconteceu no 2009 Workshop on Basic Space Science and International Heliophysical Year – reunião patrocinada pelas Nações Unidas, pela NASA, Agência Espacial Europeia (ESA) e Agência Espacial Japonesa (JAXA) -, realizada recentemente em Daejeon. A entrega da placa ao pesquisador brasileiro foi feita por Seok Jae Park, presidente do Instituto Coreano de Astronomia e Ciências Espaciais.
Tsallis é o autor da chamada mecânica estatística não extensiva, que generaliza a mecânica estatística padrão, teoria formulada no século 19 pelo físico austríaco Ludwig Boltzmann (1844-1906) e pelo norte-americano Josiah Gibbs (1939-1903), unindo física com estatística.
A Estatística de Tsallis, como ficou conhecida, tem possibilitado grande número de aplicações e explicado vários fenômenos, em diversos campos de estudos, da biologia à astrofísica. O artigo em que Tsallis publicou essas ideias é – com mais de 2.100 citações no Institute for Scientific Information (ISI) – a publicação científica exclusivamente brasileira mais citada na história da ciência no Brasil.
Tsallis já recebeu os títulos de Doutor Honoris Causa pelas Universidades de Córdoba, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Estadual de Maringá e Universidade Aristotélica de Tessalônica (Grécia) – este último concedido em maio deste ano.