Começa nesta quarta-feira, dia 11 de novembro, a Nanomagnetism, Spin Electronics and Quantum Optics Conference (NSEQO 2009), que reunirá no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) os mais importantes pesquisadores e especialistas em nanoestruturas magnéticas e óptica quântica para discutir os recentes avanços e as perspectivas nessa área. O evento, que acontece até o dia 13, integra a programação do Ano da França no Brasil.

De acordo com o Acadêmico Alberto Passos Guimarães, pesquisador do CBPF e coordenador do evento, “a idéia original ao organizar a conferência foi destacar o trabalho de colaboração em pesquisa entre franceses e brasileiros num dos campos mais promissores da ciência na atualidade”. Essa iniciativa resultou num evento multidisciplinar que inclui alguns dos mais proeminentes pesquisadores brasileiros e franceses, nos campos do nanomagnetismo, spintrônica e óptica quântica.

Entre eles está Serge Haroche, laureado em 2009 com a Medaille dOr do Centro Nacional de Pesquisa Científica da França (CNRS, na sigla em francês), e Alain Aspect, membro da Academia de Ciências da França, professor da École Polytechnique e também Medaille dOr do CNRS (2005), que ficou conhecido ao realizar, no início da década de 80, o experimento teste de Bell, que pôs à prova a afirmação de Einstein de que nenhuma comunicação pode viajar mais rápido do que a velocidade da luz. O experimento demonstrou existir interação entre duas partículas mesmo separadas por um distância arbitrariamente grande: um efeito conhecido como ação fantasma à distância.

A NSEQO tem como destaque ainda a presença de Albert Fert, Prêmio Nobel de Física em 2007pela descoberta, em 1988, da magnetorresistência gigante, ou GMR, propriedade evidenciada em amostras magnéticas que alteram sua resistência elétrica quando submetidas a um campo magnético. “Foi a compreensão desse conceito que tornou possível o surgimento da spintrônica (tecnologia que explora a influência do spin dos elétrons no transporte eletrônico), assim como o desenvolvimento recente de várias de suas aplicações, como o aumento na densidade de gravação dos discos rígidos ou as novas memórias dos computadores”, explica o coordenador do evento.