A American Geophysical Union (AGU) vem realizando seus congressos do primeiro semestre em colaboração com várias sociedades científicas latino-americanas. A Diretoria da ABC aceitou proposta da AGU para apoiar a realização do evento no Brasil, o que será uma grande oportunidade para aumentar a visibilidade da comunidade geocientífica brasileira. O coordenador da proposta brasileira para a JA2010 é o Acadêmico Marcelo Assumpção, do Departamento de Geofísica da Universidade de São Paulo (USP).

A AGU congrega mais de 50.000 pesquisadores, professores e estudantes de mais de 135 países nas áreas de Geociências, Oceanografia Física, Hidrologia, Ciências Atmosféricas, Ciências Ambientais, Geofísica Espacial e Planetologia. Publica alguns dos periódicos de maior prestígio na comunidade geocientífica mundial, como o Journal of Geophysical Research, Reviews of Geophysics, Geophysical Research Letters, Water Resources Research, Paleoceanography, Geochemistry-Geophysics-Geosystems, e Tectonics.

A entidade organiza anualmente três grandes congressos científicos, com até mais de 10.000 participantes – AGU Fall Meeting, Western Pacific Meeting e a Joint Assembly of the Americas. Esta última costuma ser realizada no final de maio de cada ano, tem reunido entre 2.000 e 3.500 participantes com centenas de sessões técnicas nas áreas de Ciências Atmosféricas, Mudanças Globais, Hidrologia, Oceanografia, Geoinformática, Geodésia, Geomagnetismo e Paleomagnetismo, Geofísica Rasa, Geobiologia, Sismologia, Tectonofísica, Vulcanologia e Petrologia, Mineralogia, Geoquímica, Geofísica Espacial e Aeronomia, Ciências Planetárias, além de Educação e Divulgação em Geociências. A grande quantidade de participantes – não só das Américas, mas também de outras regiões -, a diversidade e importância dos temas discutidos, além do prestígio e tradição da AGU, fazem desse evento um dos mais importantes encontros da comunidade geocientífica no ano.

Para o sucesso da Joint Assembly of the Americas 2010 no Brasil, é importante mobilizar as diferentes comunidades geo-científicas brasileiras. E para isso a Academia convida seus membros a participarem ativamente dessa divulgação.