O segundo dia da 11ª Conferência Geral e do 20º Encontro Geral da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS), em Durban, na África do Sul, começou com um simpósio sobre os impactos da crise financeira global na pesquisa e educação nos países em desenvolvimento. Do painel faziam parte os ministros de Ciência e Tecnologia da África do Sul, Naledi Pandor; do Brasil, Sergio Rezende; da Índia, Shri Prithviraj Chavan, além do fundador do STS Fórum, Koji Omi, e o comissário para Recursos Humanos em C&T da União Africana, J.P. Ezii. A sessão foi presidida pelo diretor executivo da TWAS, Mohamed Hassan.


Koji Omi, Sergio Rezende, Naledi Pandor, S.P.Chavan e J.P.Ezii

No terceiro dia, o presidente da ABC e da TWAS, Jacob Palis, acompanhado do diretor Hassan e do presidente da Academia de Ciências da Africa do Sul, Robin Crewe, foi a Cape Town entregar pessoalmente ao presidente da República Sul Africana, Jacob Zuma, a Medalha Presidencial da TWAS.


Robin Crewe, Jacob Palis, Mohamed Hassan, Jacob Zuma, Naledi Pandor

Brasília sediará seminário internacional sobre biocombustíveis em 2010

Paralelamente, houve um encontro bastante proveitoso entre o Acadêmico João Jornada – presidente do Inmetro e coordenador do grupo de biocombustiveis da ABC – com o co-presidente do Painel InterAcademias sobre Questões Internacionais (IAP, na sigla em inglês), o canadense Howard Alper. O tema foi o acerto da organização pela ABC de um seminário internacional sobre aspectos científicos dos biocombustíveis a ser realizado em 2010, em Brasília, durante a IV Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (IV CNCTI). O evento será coordenado pelo próprio Jornada e pelo Acadêmico Carlos Henrique de Brito Cruz.

Reunião tripartite do Fórum IBAS contou com os três ministros e delegações

Após a apresentação do Acadêmico Luiz Bevilacqua sobre A universidade: os tempos do choque cultural, o presidente da ABC e da TWAS Jacob Palis, o chefe da assessoria internacional do MCT José Monserrat, o secretário da embaixada do Brasil na África do Sul, Fernando Sena e o chefe do Escritório Internacional da ABC Paulo de Góes foram convidados pelo ministro Sergio Rezende para integrar a delegação brasileira na reunião dos ministros de C&T do Fórum IBAS (Índia, Brasil e África do Sul). Criado em 2003, o Fórum é uma iniciativa trilateral que tem como meta promover a cooperação Sul-Sul.

A reunião ocorreu no International Conference Centre of Durban e durante o encontro os Ministros acordaram que o memorando de entendimento, ainda em fase de negociação, deverá ser assinado o mais rapidamente possível. A delegação indiana propôs que fossem identificadas entre as áreas prioritárias já acordadas aquelas que devem merecer atenção imediata. O ministro Sergio Rezende aventou a hipótese de haver uma outra área prioritária – Ciências Espaciais -, proposta que foi aceita de imediato pelas demais delegações. O ministro indiano, S.P. Chavan, ressaltou a importância do refinamento da cooperação na área de saúde e a ministra sul-africana, Naledi Pandor, enfatizou a necessidade de ampliar a cooperação entre os três países no que diz respeito à valorização dos conhecimentos tradicionais. A reunião resultou em grande progresso no programa do IBAS, segundo os três ministros.

À tarde ocorreu o simpósio sobre Astronomia nos países em desenvolvimento, no qual o Acadêmico João Steiner apresentou a palestra Espectroscopia Bidimensional: um Novo Olhar sobre o Universo. O dia foi encerrado com uma festa oferecida pela municipalidade de Durban.

ABC organizará atividades científicas do Ano da Alemanha no Brasil

Em entendimentos durante o evento, o ministro Sergio Rezende incumbiu a Academia Brasileira de Ciências de organizar a programação científica do ano da Alemanha no Brasil, que será comemorado em 2010. O Prof. Jacob Palis solicitou ao Dr. Paulo de Góes que, juntamente com a secretária geral da Academia Alemã de Ciências Leopoldina/Academia Nacional de Ciências, Jutta Schnitzer-Ungefug, esboçassem o programa de atividades.

O Dr. Paulo de Góes discutiu mais uma vez com a Profa Lorna Casselton, secretária internacional da Royal Society, a possivel realização em 2010 do programa Fronteers of Science no Brasil, sob o patrocinio das duas Academias. A Profa Casselton devera encontrar-se no dia 23 com o presidente da ABC.

Último dia do evento terá palestras de brasileiros membros da TWAS

No último dia, 23/10, a reunião será aberta com um simpósio coordenado pelo Acadêmico Wanderley de Souza sobre Doenças Infecciosas. Entre os palestrantes estará o Acadêmico e diretor-científico da Faperj Jerson Lima e Silva, que tratará das Contribuições da Biologia Estrutural para a Identificação de Vacinas Potenciais e Alvos para Medicamentos de Doenças Infecciosas. O encerramento será realizado em seguida, com um almoço.

As conferências estão gravadas on line.