No dia 20 de outubro, o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP realizará, em São Paulo, o encontro “Desafios socioambientais para o século XXI – uma homenagem a Aziz AbSaber”. Na ocasião, o homenageado, presidente de honra e conselheiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), compartilhará sua experiência sobre os temas abordados no encontro.

Em torno de três eixos centrais, serão abordados temas relacionados ao Brasil como potência ambiental (biodiversidade, energia, recursos hídricos); à qualidade de vida e proteção ambiental na metrópole paulistana (qualidade do ar, oferta hídrica e de transporte); além de teorias e práticas de pesquisa socioambientais (desafios teóricos, linhas de investigação futuras).

Muitas dessas questões foram objetos de análises do Acadêmico Aziz AbSaber que desenvolveu, ao longo de sua extensa carreira de cientista, centenas de pesquisas e tratados de significativa relevância internacional nas áreas de Ecologia, Biologia Evolutiva, Fitogeografia, Geologia, Arqueologia e Geografia.

Considerado referência em assuntos relacionados a impactos ambientais e meio ambiente, o geógrafo AbSaber é ex-presidente da SBPC; professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e professor honorário do IEA, onde iniciou as discussões na área ambiental.

Por suas pesquisas, ele recebeu diversos prêmios, tais como o Prêmio Jabuti em Ciências Humanas (1997 e 2005), e em Ciências Exatas (2007); o Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia (1999), concedido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia; a Medalha de Grã-Cruz em Ciências da Terra pela Academia Brasileira de Ciências; e o Prêmio Unesco para Ciência e Meio Ambiente (2001).

O encontro será no auditório 5 da FEA – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo), das 10h às 18h. O evento tem o apoio da SBPC, da Associação dos Geógrafos Brasileiros, e do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.